Viçosa integra a ação estratégica “Cuida de Minas” gerida pela SES/MG

A retomada gradual dos atendimentos ambulatoriais e hospitalares de cunho eletivo será desempenhada na cidade

Viçosa integra a ação estratégica “Cuida de Minas” gerida pela SES/MG

O Governo de Minas promove uma ação estratégica para a retomada de atendimentos ambulatoriais e hospitalares eletivos nas cidades que estão com a pandemia em processo de estabilização. Viçosa aderiu ao Minas Consciente no mês de setembro e a Secretaria de Saúde do município trabalha na adequação dos protocolos sugeridos pelo programa “Cuida de Minas”.

De acordo com a Prefeitura de Viçosa, alguns serviços ambulatoriais eletivos em centros de atendimento clínico, fitoterápico, odontológico e veterinário já foram retomados em julho a partir de decretos municipais expedidos pelo prefeito Ângelo Chequer. 

A volta de atendimentos deste tipo no estado será feita de forma gradual, através de cinco eixos de ação: gestão, estratificação de risco e atendimentos inadiáveis, biossegurança, transporte sanitário e telessaúde. 

Com o auxílio de alguns colaboradores, a SES/MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) fará orientações aos profissionais de saúde por meio de guias de biossegurança. Segundo a diretora de ações Temáticas e Estratégicas da SES/MG, Mônica Farina, os guias de biossegurança irão orientar as tomadas de decisões dos profissionais de saúde no que diz respeito aos pacientes que necessitam retomar ou manter seus atendimentos presenciais, bem como orientar os profissionais de saúde sobre os atendimentos remotos e, sobretudo, estar em harmonia com as medidas de prevenção ao novo coronavírus.

Os documentos do "Cuida de Minas" estão disponíveis aqui