Viçosa declara situação de emergência após chuvas causarem estragos

Decreto já está em vigor

Viçosa declara situação de emergência após chuvas causarem estragos

O Prefeito de Viçosa, Raimundo Cardoso (PSD), assinou ontem, 1º, o decreto 5.851/2023 que declara situação de emergência nas áreas do município afetadas por chuvas intensas. A medida autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação do Departamento de Defesa Civil; Secretaria de Obras e Serviços Urbanos e Geoplam nas ações de resposta ao desastre e reconstrução das áreas afetadas

Fica autorizado, também, a convocação de voluntários; a realização de campanhas de arrecadação de recursos para reforçar as ações de resposta ao desastre e a desapropriação, por parte das autoridades administrativas e agentes de proteção e defesa civil, de propriedades comprovadamente localizadas em áreas de risco de desastre. 

Como justificativa para a medida, o decreto cita que as chuvas do último dia 25 causaram a cheia abrupta de alguns rios do município, causando pontos de inundações, alagamentos e deslizamento de encostas. Também é mencionado que a secretaria de Assistência Social contabilizou 40 pessoas desabrigadas e 16 desalojadas no município, e que é estimado que cerca de 3500 pessoas foram afetadas direta e indiretamente pelas chuvas.