Viçosa adere ao Cisdeste para viabilizar implantação do Samu
Consórcio atende diversos municípios da Zona da Mata
A Prefeitura de Viçosa informou que está oficialmente integrada ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste (Cisdeste), para a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
O Projeto de Lei foi apresentado à Câmara Municipal, que aprovou a adesão ao consórcio. No último dia 11 de novembro, o prefeito Raimundo Nonato Cardoso (PSD) sancionou a Lei que confirmou a adesão.
Dessa forma, o Executivo garante que será possível definir o melhor gerenciamento da Rede de Urgência e de Emergência da Macrorregião, com o envolvimento dos municípios e dos governos federal e estadual.
O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste atende grande parte da Zona da Mata e será o interlocutor durante o processo de implantação do Samu que, através de um convênio, terá o Ministério da Saúde como responsável pela metade do custeio da implantação do serviço regional. O governo do Estado e os municípios ficarão responsáveis por 25%, cada, dos custos, com um repasse proporcional ao número de habitantes.
O Serviço disporá de regulação médica especializada e atendimento qualificado, conexão direta com hospitais para encaminhamento de pacientes, além de interface com o Corpo de Bombeiros Militar.
O processo de implantação do Samu Leste do Sul avança em Viçosa, Araponga e Teixeiras. Já foram feitas visitas técnicas dos representantes do Cisdeste para a definição e padronização das bases descentralizadas. Em Ponte Nova e Manhuaçu, os técnicos contratados para o serviço já realizaram capacitações.
Comentários (0)
Comentários do Facebook