CRLV para placas de finais 7, 8, 9 e 0 passa a ser cobrado em Minas nesta sexta

Medida será aplicada a partir de sexta-feira (1º) para veículos com placas de finais 7, 8, 9 e 0

CRLV para placas de finais 7, 8, 9 e 0 passa a ser cobrado em Minas nesta sexta
Reprodução/Internet

A partir desta sexta-feira (1º), serão exigidos os licenciamentos anuais em veículos com finais de placa 7,8,9 e 0 em fiscalizações rotineiras de trânsito. A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) informa que a medida vem sendo implementada desde setembro para finais de placa 1, 2, 3, 4, 5 e 6.

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) é um documento emitido pelo governo do estado para comprovar que o veículo está em condições legais de circulação e é determinado pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Caso o motorista seja registrado sem o licenciamento será multado no valor de R$ 293,47 por infração gravíssima, terá sete pontos na CNH e, ainda, o veículo será removido para um pátio credenciado até a regularização.

O CRLV pode ser emitido todos os anos, sendo que para elaborá-lo é necessário quitar o Imposto de Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), a Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV) e multas. Além disso, o veículo não pode possuir restrições judiciais ou administrativas.

O certificado pode ser obtido por meio do site específico do governo, na aba “Veículos” e em “Documentos de veículos”. A impressão pode ser realizada de forma ilimitada. Pode-se, também, emiti-lo no aplicativo MG App, no portal de serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) ou no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).