Desemprego cai entre julho e setembro, segundo IBGE

Desemprego cai entre julho e setembro, segundo IBGE
CNI/Miguel Ângelo

A taxa de desemprego entre julho e setembro deste ano caiu para 6,4%, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação ao ano passado, o percentual é 1,3% menor que o mesmo trimestre em 2023, e é a segunda menor taxa desde 2012.

Apenas 3,2%, cerca de 7 milhões de pessoas, não estão trabalhando. Desde o início do ano, quase 1,8 milhões de pessoas começaram algum regime de trabalho. A causa, segundo a pesquisa do IBGE, é que há uma contínua expansão para diversas atividades econômicas.

O setor principal e responsável pela captação de novos profissionais foi o da Indústria e do Comércio, que teve um desempenho de 3,2% e 1,5%, respectivamente, absorvendo 709 mil trabalhadores juntos. Já em relação às empresas privadas e públicas, a alta foi de 2,2% e 5,3% este ano. 

A pesquisa analisou a força do trabalho do país. A amostra abrange 211 mil domicílios, espalhados por 3.500 municípios visitados a cada trimestre. Cerca de 2 mil entrevistadores trabalham na pesquisa, integrados à rede de coleta de mais de 500 agências do IBGE. Por causa da pandemia de covid-19, o Instituto adotou a coleta de informações da pesquisa por telefone a partir de 17 de março de 2020, mas em julho de 2021, houve a coleta de forma presencial.

 

Fonte: Agência Brasil