UFV celebra colação de grau de cerca de 900 formandos
A Universidade Federal de Viçosa, campus Viçosa, realizou, nas últimas duas semanas, a colação de grau de cerca de 900 formandos dos centros de Ciências Biológicas e da Saúde (CCB), Humanas, Letras e Artes (CCH), Agrárias (CCA) e Exatas e Tecnológicas (CCE). As cerimônias, com direito a beca, capelo, muitas salvas de palmas e apertos de mãos, foram presididas pela reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, no Espaço Multiuso da instituição. O paraninfo das turmas foi o vice-reitor João Carlos Cardoso Galvão e a homenageada geral dos formandos, a pró-reitora de Assuntos Comunitários, Viviani Lírio. Os dois escolhidos discursaram durante as solenidades e foram homenageados pelos estudantes.
Formandos de destaque
Além de concluir a graduação, 70 estudantes dos quatro centros de ciências da UFV foram homenageados por terem se destacarem na graduação. A cerimônia, que tradicionalmente antecede à Sessão Solene de Colação de Grau, aconteceu nas sextas-feiras, 22 e 29, no auditório do Departamento de Engenharia Florestal.
Em discurso proferido na última sexta-feira, 29, durante a cerimônia de colação de grau dos formandos dos CCA e CCE, a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares agradeceu a confiança de tantos anos, que leva a instituição a querer ser cada vez melhor. Ela também chamou a atenção para o fato de apenas 17% das pessoas matriculadas no ensino superior estarem em universidades federais e muitos ali, naquela noite, terem essa oportunidade pela primeira vez em suas famílias, o que motiva a UFV a continuar trilhando o caminho da inclusão. Por fim, ela pediu que os formandos levassem a Universidade Federal de Viçosa e tudo aquilo que ela proporcionou, como conhecimentos e ética, para onde forem. E que sejam respeitosos e gratos ao próximo: “serão felizes dessa maneira”.
Para a estudante de Pedagogia Jaqueline Valadares, receber a homenagem foi gratificante, já que se esforçou muito durante o curso: “eu fazia além do que o professor pedia. Não queria o mínimo; fazia o máximo que podia. A gente não pode se limitar só ao que é proposto, tem que correr atrás”.
Samuel de Souza Sales, da primeira turma de formandos do curso de Medicina e representante dos homenageados dos cursos de Humanas e Biológicas, afirmou que a conquista foi determinada pelas escolhas de cada um. De acordo com ele, para que as ações tenham resultados positivos, basta direcioná-las nesse sentido. Samuel também destacou que a Universidade ensinou diversos valores e deixou como compromisso para os formandos a responsabilidade social, que se propõem a cumprir.
Receberam os certificados os formandos que obtiveram conceito igual ou maior a 85 e cada curso homenageou até três estudantes.
Comentários (0)
Comentários do Facebook