Saúde realiza evento de conscientização da necessidade de combate ao Aedes aegypti

Saúde realiza evento de conscientização da necessidade de combate ao Aedes aegypti

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) firmou mais uma parceria com o intuito de potencializar a campanha 10 Minutos Contra a Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. A Cemig irá inserir em suas contas de luz mensagens sobre a importância do controle do mosquito vetor a partir do mês de março. A ação é uma das estratégias para potencializar a abrangência da campanha e as ações de mobilização social, com a expectativa de atingir cerca de oito milhões de pessoas.
Minas Gerais conta hoje com 24 parceiros ativos, entre eles órgãos governamentais, empresas privadas e entidades de classe. Por meio dessas parcerias, o governo busca sensibilizar o cidadão e mostrar que ele também é responsável pela sua própria saúde e pela saúde coletiva.
Parcerias
com escolas
Na última semana, a SES participou do Encontro de Diretoras(es) das escolas estaduais de Minas Gerais. Na ocasião, cerca de 3.600 novas diretoras e diretores, puderam conhecer mais sobre o papel das escolas mineiras na Campanha 10 minutos Contra a Dengue. Os gestores educacionais receberam kits com material da campanha publicitária, que serão utilizados pelas escolas para mobilizar os alunos no controle e enfrentamento à dengue, Chikungunya e zika vírus.

Viçosa
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, do dia 1º ao dia 21 de janeiro foram notificados 50 casos de dengue na cidade. Na última terça-feira, 2, o número de notificações já havia chegado a 116, sendo que quatro foram descartados, 39 confirmados e 73 estão sob investigação.
Durante todo o ano de 2015, a Secretaria de Saúde recebeu 201 notificações. Desse número, 137 foram confirmados e 64 descartados.

Conscientização
Ontem, 3, a Secretaria Municipal de Saúde de Viçosa realizou a “Mobilização pela Dengue”, um evento de conscientização sobre a importância do combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da Dengue, Chikungunya e Zika.
Durante o evento, tendas foram montadas no centro da cidade onde médicos orientaram as gestantes sobre o Zika Vírus. Na ocasião, foram expostas amostras de larvas do mosquito e diversas crianças puderam se divertir com brincadeiras ministradas por instrutores, apresentação de teatro e uma caminhada no Calçadão da Rua Arthur Bernardes, onde foram distribuídos panfletos.