Telefonemas abusivos de empresas podem ser bloqueados em Minas

Telefonemas abusivos de empresas podem ser bloqueados em Minas

Elas querem oferecer de tudo, desde novos planos de serviços de telefonia móvel até empréstimos, e para isso as empresas ligam para o possível cliente na tentativa de vender a oferta. Só que o que era para ser uma etapa do processo de venda pode acabar se transformando em um problema para o dono da linha. As ligações passam a ser intensas e até abusivas. Mas o consumidor pode bloquear esse serviço em Minas Gerais.
As empresas que fazem as ligações estão se especializando neste serviço. Elas empregam cada vez mais os robôs, equipamentos que utilizam uma gravação de voz e conseguem ligar e interagir com quem está do outro lado da linha, e com isso alcançam um grande volume de ligações. Uma máquina faz pelo menos 900 ligações por dia, enquanto dois trabalhadores conseguem uma média de 300 telefonemas, segundo a Callflex, empresa especializada nesse serviço. O resultado é uma enxurrada de ligações que incomodam os usuários dos serviços de telefonia móvel.
Segundo o diretor do Procon (Programa de Defesa do Consumidor) de Viçosa, Celso Alves, é frequente esse tipo de reclamação na unidade. Além das ligações, as empresas também estão se utilizando de mensagens de texto (SMS) e, mais recentemente, de aplicativos de mensagem, como o WhatsApp. Em casos mais sérios o consumidor faz um boletim de ocorrência contra o número que faz as ligações.
“Se o consumidor se sente incomodado com os contatos, nós recomendamos que ele faça o cadastro do seu número móvel ou fixo no programa de bloqueio disponibilizado pelo Procon estadual. Se for o caso de uma empresa específica, também podemos notifica-la”, explica.
O programa citado por Celso é o Sistema de Bloqueio de Telemarketing, um serviço gratuito ofertado pelo Procon de Minas Gerais e também de outros estados. Todo consumidor no estado pode escolher se deseja ou não receber ligação telefônica ou SMS que ofereça produtos e serviços. Caso não queira recebê-los, o consumidor pode cadastrar números de telefones fixo ou móvel na chamada Lista Antimarketing.
O serviço está disponível via internet pelo site https://aplicacao.mpmg.mp.br/proconbloqueio/.