Secretaria de Estado e Regional de Saúde promovem capacitação em Viçosa

Voltado ao combate da dengue, o evento reuniu Agentes de Combate a Endemias no Centro Administrativo

Secretaria de Estado e Regional de Saúde promovem capacitação em Viçosa

Agentes de Combate a Endemias de Viçosa e das outras 29 cidades que compõem a Regional de Saúde de Ponte Nova estão, desde segunda-feira (20), participando de uma capacitação, oferecida por técnicos da Secretaria de Estado de Saúde e da Superintendência Regional de Saúde de Ponte Nova, voltada ao combate do mosquito Aedes aegypti.

De acordo com a chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Lilian Aparecida Gomes de Souza, o objetivo desse treinamento é introduzir uma nova tecnologia para uso do inseticida Permetrina, eficaz no controle das fêmeas do Aedes aegypti dentro das residências. A aplicação é rápida e realizada em doses reduzidas, na forma de líquido premido (aerossol). O seu diferencial é que esse sistema tem se mostrado seguro e eficiente em eliminar fêmeas de Aedes Aegypti dentro das casas (intradomicílio), de acordo com estudos realizados em municípios de Minas Gerais e São Paulo, minimizando possíveis impactos à saúde humana e de animais domésticos.

Para garantir a eficácia do processo, é recomendado que as janelas e portas dos imóveis permaneçam fechadas por aproximadamente 30 minutos após a aplicação, enquanto os moradores aguardam do lado de fora.

O treinamento prossegue até está sexta-feira (24), no Salão Nobre Professor Arduino Bolivar do Centro Administrativo Municipal Prefeito Antônio Chequer e conta com as participações do especialista em saúde pública, Dionísio Paccelli Costa, referência técnica da Central de Ultra Baixo Volume (UBV) da Secretaria Estadual de Saúde e dos supervisores da Regional de Saúde de Ponte Nova, Sebastião Moreira, Geraldo Souza Caldas e Atos Stofell.

 

Fonte: Prefeitura de Viçosa