SAAE fiscaliza descarte irregular de gordura em estabelecimentos

Nesta etapa, a autarquia inspecionou a avenida P.H. Rolfs, conhecida pela concentração de restaurantes, pizzarias e outros comércios do setor alimentício

SAAE fiscaliza descarte irregular de gordura em estabelecimentos

A equipe de fiscalização do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Viçosa iniciou uma etapa de verificação do descarte de resíduos de gordura e restos de alimentos por estabelecimentos localizados na Avenida P.H. Rolfs. A ação atende a uma solicitação da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Aris) e tem como objetivo coibir o lançamento irregular desses materiais na rede de esgoto.

Segundo o diretor de Manutenção de Água e Esgoto, Romeu da Paixão, a avenida concentra restaurantes, pizzarias e outros comércios do ramo alimentício instalados em edificações antigas e adaptadas para uso comercial, o que agrava o problema.

De acordo com o SAAE, em alguns casos foi identificado o descarte de gordura e resíduos alimentares na rede de drenagem pluvial, o que provoca mau cheiro e acúmulo de detritos, gerando transtornos à vizinhança e comprometendo o funcionamento da rede pública. Os estabelecimentos com irregularidades serão notificados e deverão realizar as adequações exigidas pela legislação vigente e pelas normas da Aris.

A população que detectar mau cheiro ou presenciar práticas irregulares de descarte pode acionar o SAAE pelos canais de atendimento, como o WhatsApp: (31) 3885-2895.