Remoção de lixo: Entidade ajuíza ação contra o Saae
Desde o recente aumento da Taxa de Remoção de Resíduos Sólidos, muitos questionamentos têm surgido em Viçosa. Por conta desta movimentação, o Instituto Universo Cidadão (IUC), associação civil sem fins lucrativos, tem buscado informações junto ao Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Viçosa, sobre o valor arrecadado com esta taxa e o valor efetivamente gasto na atividade.
Após o envio de dois ofícios ao Saae, o IUC não obteve qualquer resposta da autarquia, o que levou a entidade a interpor ação para obter esta informação que, diga-se de passagem, é de interesse de toda a população da cidade e deveria estar facilmente disponível no site da autarquia.
A ação proposta pelo Instituto Universo Cidadão foi embasada na Lei de Acesso à Informação, para que fosse informado o valor arrecadado mês a mês pelo Saae, com a Taxa de Remoção de Resíduos Sólidos em 2015 e 2016, bem como o valor da despesa de coleta e remoção de resíduos sólidos no mesmo período, discriminado mês a mês, no prazo de 30 dias, sob pena de multa diária.
Audiência de conciliação
No dia 26 de outubro foi realizada, no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, a audiência de conciliação, quando ficou decidido que o Saae, em 45 dias, esclarecesse as dúvidas do solicitante. Desse modo, a partir deste sábado, 26, a autarquia terá 15 dias para cumprimento do acordo feito com o CJSCC e Instituto Universo Cidadão.
Sobre a questão em pauta, o Folha da Mata fez contato com o Saae que, por meio de seu assessor jurídico Marcelo Mendonça, informou que as informações solicitadas serão prestadas no tempo previsto no acordo feito entre as partes.
Comentários (0)
Comentários do Facebook