Primeiro caso de reinfecção por Covid-19 é confirmado em Minas
Após 230 dias do resultado positivo do teste de Covid-19, um paciente de 29 anos apresenta sintomas e tem diagnóstico confirmado novamente
Na tarde desta terça-feira, 2, o primeiro caso de reinfecção de Covid-19 foi confirmado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). A Fundação Ezequiel Dias (Funed) foi responsável por avaliar a amostra feita por sequenciamento genético conduzido e, com os resultados, o laboratório conseguiu identificar diferenças genéticas entre os vírus que infectaram o paciente nestes dois períodos com intervalo de aproximadamente 230 dias.
Segundo a SES/MG, este é o primeiro caso de reinfecção confirmado laboratorialmente, em todo o estado mineiro. O paciente em questão possui 29 anos, do sexo masculino que havia apresentado diagnóstico confirmado para Covid-19 em maio de 2020. Ele apresentou sintomas leves em janeiro de 2021, mas sem necessidade de hospitalização.
Conforme os critérios do Ministério da Saúde estabelecidos para investigação laboratorial de reinfecção, pela área técnica da SES-MG - o Centro de Informação Estratégica em Vigilância em Saúde (Cievs-MG) o caso foi notificado nesta semana após encaminhamento de amostras clinicas para pesquisa genômica pelos Laboratório Central (Lacen), da Funed, e pelo Laboratório de Referência Nacional (LRN), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/RJ).
Demais informações e dados sobre o monitoramento de casos suspeitos de reinfecção podem ser acessados no Boletim Epidemiológico Semanal de Reinfecção Associada a Covid-19, clicando AQUI.
Comentários (0)
Comentários do Facebook