Prefeitura de Viçosa busca estratégias para contenção de despesas
Na última quinta-feira, 19, realizou seu primeiro encontro o Grupo de Trabalho (GT) criado pelo prefeito de Viçosa, Ângelo Chequer, com o objetivo de contingenciar despesas fixas da administração direta do município. O encontro aconteceu no Centro Administrativo “Prefeito Antônio Chequer”, antigo Colégio de Viçosa.
Criado pelo Decreto nº 5.041/2017, integram o GT o superintendente de Gestão Pública e Governança, Luciano Piovesan Leme; o diretor-presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Rodrigo Bicalho; os secretários de Administração (Cézar Soares Ricardo), de Finanças (Heloísa Helena), de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Ivone Pires), a controladora-geral do Município (Sônia Mesquita) e o procurador-geral do Município (Marcelo Maranhão).
Também participaram do encontro o Ouvidor do Município, José Muanis Nasser; o diretor de Tecnologia da Informação, Cristiano Lopes da Silva; a chefe do Departamento de Contabilidade, Cláudia Valente; a representante do Departamento de Compras e Licitações, Isabela Liboreiro Brustolini e a representante do Saae, Mausarene das Graças Guedes Viana.
Luciano Piovesan abriu o encontro lembrando que o objetivo do GT é definir estratégias para redução das despesas da prefeitura sem que isso cause maiores prejuízos na prestação de serviços ao cidadão. São duas as frentes de trabalho propostas: uma, coletiva, conduzida por uma comissão interna do GT, que cuidará de medidas gerais de economia da prefeitura. A outra ficará sob a responsabilidade de um grupo indicado pelas secretarias, que será responsável pela elaboração de propostas de contenção de gastos, com pessoal, material de consumo, contratos de serviços, investimentos e outras despesas.
O novo secretário de Administração, Cezar Ricardo, apontou que o momento é propício para medidas de ajuste nos gastos, para que os investimentos em obras, saúde e educação, por exemplo, sejam mantidos ao longo deste dos próximos anos.
Pagamento no 5º dia útil
A secretária de Finanças, Heloísa Helena, lembrando que toda economia é bem-vinda, ressaltou que a folha de pagamento é a maior despesa da Prefeitura, compondo cerca de 50% do orçamento total. “Por isso, de forma a aproveitar outras fontes de receitas, como o Fundo de Participação dos Municípios, o dia de pagamento dos servidores municipais deverá ser alterado para o 5º dia útil do mês”, propôs.
O diretor de Tecnologia da Informação, Cristiano Lopes, propôs a racionalização do uso dos telefones da prefeitura, iniciativa que, segundo ele, pode gerar uma economia de até 50% das despesas nas contas telefônicas do Centro Administrativo. E anunciou que já está em andamento uma auditoria dos serviços de internet contratados pelo município também visando à economia de despesas.
Torre do Barbado
Como exemplo de recente medida de economia que deu certo, o superintendente Luciano Piovesan aproveitou para citar o caso da torre municipal, no Morro do Barbado, cujas instalações eram até então concedidas sem ônus para as redes de televisão e outras empresas interessadas do município, mas que a partir do ano passado, exige uma contrapartida das prestadoras de serviços, problema resolvido com a instalação de uma antena de provedor que gerou economia ao conceder gratuitamente internet para o Centro Administrativo e, ainda, de um serviço de wi-fi grátis para os usuários do Terminal Rodoviário “Joventino Alencar”.
Luciano ainda propôs a formação de uma comissão para levantamento das despesas da Prefeitura, sua classificação por tipo de gasto e quantificação do valor relativo representado por elas, no bolo geral das despesas. Essa comissão será presidida pelo secretário de Administração, Cézar Ricardo e terá, também, Cláudia Valente e Cristiano Silva. A equipe terá até a primeira quinzena de fevereiro para apresentar um relatório ao restante do GT, que, por sua vez, tem 60 dias para concluir o Plano de Contenção de Despesas.
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