Praça Silviano Brandão ganha torre de videomonitoramento

O equipamento também possui um “botão de pânico”, que pode ser acionado por qualquer pessoa em caso de emergência

Praça Silviano Brandão ganha torre de videomonitoramento

Um tótem equipado com quatro câmeras de monitoramento foi instalado nesta semana na praça Silviano Brandão, no centro de Viçosa. O equipamento foi instalado pela empresa Camerite, que possui um contrato com a Prefeitura de Viçosa para o fornecimento de soluções e tecnologias em videomonitoramento.

O totem possui câmeras de alta resolução que registram, 24 horas por dia, imagens de todos os ângulos de uma das regiões mais movimentadas da cidade. Próximo ao local está a entrada do calçadão da rua Arthur Bernardes e a Câmara Municipal. Uma das câmeras também monitora a travessa João Carlos Belo Lisboa.

O equipamento também possui um “botão de pânico”, que pode ser acionado por qualquer pessoa em caso de emergência. Segundo a empresa, o botão aciona o alarme posicionado no topo da torre e, em breve, acionará automaticamente a Polícia Militar.

As imagens dessas câmeras e de outras 100 já instaladas pela cidade são acessadas pela Polícia Militar, Polícia Civil e Diretoria de Trânsito da prefeitura, auxiliando nos trabalhos de prevenção de crimes e otimização do atendimento de ocorrências.

Os cidadãos também são convidados a participar desse esforço coletivo para manter a cidade segura. Aqueles interessados em contribuir podem entrar em contato pelo WhatsApp no número (31) 98222-1422.

CAMERITE

Em dezembro do ano passado, o Folha da Mata noticiou a chegada da empresa Camerite na cidade. Esse novo sistema de videomonitoramento colaborativo, que utiliza inteligência artificial, assumiu a lacuna deixada pelo sistema Olho Vivo, da Polícia Militar, inaugurado em Viçosa em 2009, mas que não funciona plenamente desde 2020.

Antes de chegar em Viçosa, a startup catarinense já oferecia soluções de monitoramento para mais de 800 municípios. Esse monitoramento é colaborativo, feito através de um aplicativo para smartphone, que possui um “botão de pânico”, que aciona a polícia em casos de crimes flagrados em tempo real.

Os usuários pagam uma mensalidade para terem acesso às imagens próximas ao seu endereço e conseguem resgatar gravações de até três dias, que ficam armazenadas em nuvem (servidor na internet).

Em março desde ano, a empresa assinou um contrato com a Prefeitura de Viçosa para a instalação de câmeras em praças, ruas e avenidas do município. O contrato também prevê o uso do software da empresa, além da criação de uma central de videomonitoramento, em parceria com os órgãos de segurança locais, e treinamento para os agentes da Prefeitura.