População indígena em Viçosa é de 133 pessoas

Araponga é a cidade da região com maior população indígena

População indígena em Viçosa é de 133 pessoas

Viçosa tem 133 pessoas indígenas, segundo o Censo Demográfico 2022, que teve os dados sobre população indígena divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) na manhã desta segunda-feira (7). O número representa 0,17% da população total do município.

Em todo o estado, Viçosa é a 37ª cidade com maior número de declarantes. O município de São João das Missões, no norte do estado, possui a maior população idígena, com 10.398 declarantes. Na Zona da Mata, Juiz de Fora lidera o ranking, com 515 pessoas indígenas. Na sequência aparece Araponga (29ª no Estado), com 172 moradores indígenas.

Ainda conforme o Censo, o Brasil tem 1,7 milhão de indígenas. A maior parte deles vive na Amazônia Legal, região formada pelos estados do Norte, Mato Grosso e parte do Maranhão. São 867,9 mil indígenas na região.

Minas Gerais, por sua vez, é o 11º estado com a maior população indígena do Brasil: são 36.699 pessoas. No entanto, o número representa 0,18% da população geral de Minas, sendo o estado o terceiro pior ranqueado neste quesito. Destes moradores, 33,07% residem em terras indígenas no estado.

População indígena aumentou, mas dados não devem ser comparados

A população indígena no Brasil saltou de 896.917 mil indígenas contabilizados pelo Censo em 2010 para 1,7 milhão em 2022, aumento de cerca de 88%. Segundo o IBGE, no entanto, não é possível afirmar que a população de indígenas quase dobrou no país.

A responsável pelo projeto de Povos e Comunidades Tradicionais do IBGE, Marta Antunes, explicou que o aumento do número de indígenas no período intercensitário se deu, majoritariamente, pelas mudanças metodológicas feitas para melhorar a captação dessa população.

“Só com os dados por sexo, idade e etnia e os quesitos de mortalidade, fecundidade e migração será possível compreender melhor a dimensão demográfica do aumento do total de pessoas indígenas entre 2010 e 2022, nos diferentes recortes. Além disso, existe o fato de termos ampliado a pergunta ‘você se considera indígena?’ para fora das terras indígenas. Em 2010, vimos que 15,3% da população que respondeu dentro das Terras Indígenas que era indígena vieram por esse quesito de declaração”, explica.

Ainda segundo a coordenadora, 27,6% da população indígena do país assim se declararam indígena por meio da pergunta: “você se considera um indígena?”, o que fundamenta a importância da abordagem metodológica para explicar o aumento.