PMV repassa van adquirida por R$ 156 mil para transporte de cães e gatos
Das 15 cadeiras da Câmara, uma está reservada quase que exclusivamente para a “causa animal”
A Sociedade Viçosense de Proteção aos Animais (Sovipa) foi contemplada com um novo veículo para auxiliar os trabalhos de controle de natalidade de cãs e gatos. O prefeito Raimundo Nonato Cardoso (PSD) garantiu, por meio de decreto, a cessão, até o dia 31 de dezembro de 2024, de uma van Renault Master Reves MC, ano de fabricação 2020/2021.
O veículo custou R$ 156 mil e foi adquirido com verbas de emenda parlamentar. A vereadora Marly Coelho (PSC) iniciou as conversas com o deputado em 2019. No ano seguinte, a pandemia atrasou a realização da licitação e a compra do veículo, que pertence à prefeitura. O decreto que permite o uso do veículo pela Sovipa determina que todas as despesas, incluindo abastecimento e manutenção, fiquem por conta da sociedade de proteção aos animais.
Marly disse que assim que as subvenções para a castração forem repassadas pela prefeitura, a van será utilizada para transportar os animais localizados na zona rural e periferias. “Muitos tutores de animais não têm condições de se deslocar até o ponto de castração. Queremos incentivar esse ato e o veículo vai nos ajudar muito”, justificou.
A vereadora complementou e disse também que busca novas emendas com o deputado para reforçar o atendimento da Sovipa. Segundo ela, os pedidos de ajuda relacionados a cães e gatos aumentaram 40% em Viçosa durante a pandemia. E os casos de abandono tiveram aumento de 70% em todo o país. “Precisamos entender que cuidar de animais abandonados nas ruas é também uma questão de saúde pública e traz benefícios pra toda a sociedade, não só para quem é protetor ou membro da Sovipa”, finaliza Marly.
Paralelamente a isso, Marly está propondo a inclusão de ração animal na cesta básica que é distribuída pela Prefeitura. A vereadora defende que a fome também se estende aos animais e que muitas famílias carentes tem em casa algum animal de estimação que pode estar passando por necessidade.
Há algumas reuniões, o tema tem sido levantado pela parlamentar. Nesta quarta-feira, 12, a Câmara Municipal divulgou nas redes sociais uma enquete online para saber a opinião da população sobre o tema.
Comentários (0)
Comentários do Facebook