PMV promoveu Conferência dos Direitos das Crianças e Adolescentes

Evento enfocou temas que possam assegurar os direitos delas no período pandêmico

PMV promoveu Conferência dos Direitos das Crianças e Adolescentes

A Conferência dos Direitos das Crianças e Adolescentes, promovida pela Prefeitura Municipal de Viçosa (PMV), ocorreu nos dias 21 e 22 de março no Salão Nobre Professor Arduíno Bolívar, do Centro Administrativo Municipal Prefeito Antônio Chequer. O evento teve como objetivo mobilizar as esferas municipal, estadual e nacional para discutir os reflexos da pandemia da Covid-19 na vida das crianças e adolescentes, bem como de suas famílias. Agentes políticos, autoridades e membros da sociedade participaram da conferência para discutir propostas de ações e políticas públicas para garantir os direitos das crianças e adolescentes durante e após a pandemia.

O tema da 10ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Viçosa foi "Situações dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempo de pandemia da Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade". Nos dois dias de reunião, foram debatidos quatro eixos temáticos, que incluíram promoção e garantia dos direitos humanos, enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia, ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes, e garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para a criança e para o adolescente durante a pandemia e pós-pandemia.

Na conferência, a secretária municipal de Assistência Social, Vera Saraiva, representando o prefeito Raimundo Nonato Cardoso, destacou a importância de medidas concretas e políticas públicas definidas para proteger os direitos das crianças e adolescentes de Viçosa. Foi ressaltado que o momento requer ações práticas e positivas de todos os órgãos que atuam na proteção e garantia desses direitos.

A plenária aprovou o Regimento Interno da 10ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Viçosa, e a discussão dos painéis foi intermediada pelos professores da Universidade Federal de Viçosa, Bruno Tavares e Marcelo Romarco Leles. Ao final da conferência, foram eleitos os delegados que representarão Viçosa na Conferência Estadual, marcada para o próximo mês de agosto.