Plenária do Parlamento Jovem na CMV
A Câmara Municipal de Viçosa sediou, no último dia 23, a Plenária Regional do Projeto Parlamento Jovem de 2017.
Por intermédio da Escola do Legislativo, os participantes do Projeto pertencentes ao Polo Zona da Mata II, representado por Viçosa (sede), Paula Cândido, Ponte Nova, Senhora dos Remédios, Ubá e Visconde do Rio Branco, se reuniram para elaborar e discutir as propostas que serão levadas para a Plenária Estadual, em Belo Horizonte, no próximo dia 22.
A sessão foi aberta pelo coordenador técnico da Escola do Legislativo de Viçosa, Geraldo Luís Andrade (PTB), que ressaltou o empenho dos participantes para a concretização do Parlamento Jovem a cada ano. Geraldão destacou a importância do exercício da autonomia política para os jovens: “Essas etapas são preparatórias para os jovens assumirem seu protagonismo na política local, estadual e nacional”.
A Mesa Diretora da Plenária foi composta pelos próprios estudantes, que guiaram as discussões acerca do tema central do PJ 2017, “Educação Política nas Escolas”, desmembrado nos subtemas educação política e currículo; interações entre escola e sociedade na formação política dos jovens; e educação política para uma gestão democrática e participativa nas escolas.
Entre as propostas escolhidas pelos alunos, está a da criação de uma olimpíada política para incentivar a marcação de debates e praticar a argumentação com a discussão de temas atuais.
O Projeto Parlamento Jovem é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por intermédio da Escola do Legislativo, e da PUC-Minas. Em todo o estado, 63 câmaras realizam o projeto.
Também participaram da solenidade em Viçosa, o presidente da Câmara Municipal de Ponte Nova e coordenador Geral da Escola do Legislativo, Leonardo Moreira; o coordenador do Parlamento Jovem de Visconde do Rio Branco, João Vitor; e a estudante Eduarda de Araújo, que presidiu a Plenária Regional.
Comentários (0)
Comentários do Facebook