Período das chuvas se aproxima e dengue volta a amedrontar

Período das chuvas se aproxima e dengue volta a amedrontar

Números do Programa Municipal de Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Viçosa mostram que, apesar de todas as ações de combate ao mosquito vetor, realizadas pela Prefeitura Municipal, outras instituições públicas e privadas e entidades sociais, os números da dengue tiveram um crescimento acentuado em 2016 em relação ao ano passado no município.
O último balanço divulgado pelo Serviço de Vigilância de Saúde da PMV mostra que, enquanto em todo o ano de 2015 foram registradas 209 notificações e 137 casos confirmados da dengue, em 2016, até maio, mais de 2.700 casos foram notificados e quase 2 mil casos confirmados. Esse número sobe para 3. 338 quando computados os casos ocorridos no período de 1º de janeiro a 1º de setembro de 2016, quando foram confirmados 3.206 casos da doença; desses, 127 foram descartados e 5 ainda aguardam resultados de exames laboratoriais.

Ações
Com a aproximação da temporada de chuvas, as campanhas para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus que causa a dengue e outras doenças como zika e febre chikungunya, voltam à pauta do Serviço de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde da Viçosa. De acordo com o chefe do SVS/SMS, Ronilson Silva Viera, o setor já está preparando uma intensa campanha de combate ao Aedes aegypti, com o objetivo de evitar o crescimento da dengue no município.
Além da continuidade dos mutirões de limpeza, as ações previstas incluem reforçar as palestras em escolas e associações comunitárias visando conscientizar a população quanto à fundamental importância de sua efetiva participação na prevenção da doença, através de ações corriqueiras para evitar água em dentro de casa, quintais e áreas.