Paulo Lamac celebra ano rico em ações e prevê impulso ao desenvolvimento da região
Ao apresentar um balanço das atividades realizadas em prol da região no decorrer deste ano, o deputado estadual Paulo Lamac (Rede Sustentabilidade), presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia, afirmou que ele e sua equipe colheram, em 2015, bons resultados de ações desenvolvidas para Viçosa e municípios vizinhos, considerados estratégicos.
O deputado avaliou que no decorrer de 2015, primeiro ano da segundo legislatura do seu mandato parlamentar na ALMG, a produtiva rotina do primeiro mandato (2011-2014) se repetiu, isso porque – justifica ele – uma série de convênios de sua indicação, beneficiando prefeituras, hospitais, escolas, entidades diversas e, principalmente, a população dessas cidades, foi acolhida pelo estado e gerou a liberação de grande volume de recursos pelo governador Fernando Pimentel.
Entre essas ações, o deputado apontou que em novembro, por exemplo, o secretário de Estado de Governo de Minas Gerais, Odair Cunha, comunicou ao seu gabinete a liberação de verba de R$ 330 mil para Ervália, referentes a convênios para pagamento do transporte escolar no município. “Também foram confirmados, entre outros, pagamentos de parcelas ou quitação integral de convênios para o transporte escolar em Viçosa, além de recursos para implementação e manutenção do Laboratório de Cognicão e Ação Esportiva da Universidade Federal de Viçosa (UFV)”, afirma Paulo Lamac.
O balanço do mandato do parlamentar mostra também que, no início de dezembro, graças ao empenho e articulação de Paula Lamac, o Governo Estadual liberou recursos para a Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (Apac) de Viçosa, destinados à manutenção da entidade. O balanço registra ainda outro convênio a ser celebrado nesta última semana do ano, por meio da Secretaria de Governo de Minas Gerais, para liberação de verba para a Fundação Arthur Bernardes (Funarbe), de apoio à UFV, para aquisição de equipamentos.
“Neste fim de primeiro ano do segundo mandato, reafirmamos nosso compromisso com o pessoal da Zona da Mata, sobretudo da região do Caparaó, na busca por recursos e investimentos que deem sustentabilidade ao desenvolvimento desses municípios, uma das prioridades do nosso mandato. “E esperamos que o plano conquistado de desenvolvimento regional para Minas, que a princípio foi elaborado quando o governador Fernando Pimentel era ministro do Desenvolvimento, possa de fato ser implementado e que isso leve à região do Caparaó uma perspectiva concreta de retomada do papel estratégico que tem, já desempenhado em outras décadas e perdido de alguns anos para cá, juntamente com a perda de vocação econômica”, acrescentou.
Segundo números do balanço do mandato parlamentar, entre 2011, quando iniciou o primeiro mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), até o final deste ano, indicações de emendas parlamentares feitas por Paulo Lamac para municípios da Zona da Mata chegaram a mais de R$ 2,5 milhões em recursos destinados em sua maioria para reformas e manutenção de escolas, aquisição de equipamentos diversos para a edução e a saúde em municípios como Viçosa, Ponte Nova, Guaraciaba, Ervália, Araponga, Acaiaca, Coimbra, Guidoval, Santa Cruz do Escalvado, Canaã, Santo Antônio do Grama, Piraúba, Ponto Firme, Guricema, Muriaé, Presidente Bernardes, Rio Doce, entre outros.
Esforços
Paulo Lamac também enfatizou que com o apoio de sua equipe de assessoria parlamentar, seus esforços têm atingido bons resultados em outras articulações visando ao desenvolvimento econômico e social da região. Exemplo disso ele cita que foi a reunião realizada por Lamac com o governo do estado e prefeitos e vereadores de cidades do Caparaó para discutir e encaminhar propostas de benefício à Saúde nos municípios de Ponte Nova, Carangola e região. Entre elas, o projeto do Samu de Ponte Nova, alguns convênios do hospital Arnaldo Gavazza, também do município, e a aprovação da construção do novo espaço de fisioterapia de Guidoval, todas elas acolhidas pelo secretário Fausto Pereira dos Santos.
Outra amostra desses esforços apresentada por Lamac foram discussões com o governo estadual, para a instalação da Delegacia Regional de Polícia Civil de Viçosa, reivindicação antiga de lideranças políticas, empresariais e da população da cidade. Em novembro, representantes de Viçosa e cidades vizinhas, acompanhados da assessoria do deputado, entregaram ao vice-governador de Minas Gerais, Antônio Andrade, o projeto do prédio a ser construído como anexo à atual unidade policial, passo importante para a instalação da Regional, e obtiveram compromisso de que a verba para a obra seria liberada, lembra o deputado.
Comentários (0)
Comentários do Facebook