Padre Vanderlei: um viçosense na comunicação católica do Brasil

Ele assumiu, recentemente, a direção geral da rede Aparecida de Rádios, da Fundação Nossa Senhora Aparecida

Padre Vanderlei: um viçosense na comunicação católica do Brasil

O Padre viçosense Vanderlei Santos de Souza, C.Ss.R. (Congregação do Santíssimo Redentor), que nos últimos anos esteve à frente da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de juiz de Fora, assumiu, em 24 de janeiro, a direção geral da rede Aparecida de Rádios, da Fundação Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), que engloba as Rádios FM 104.3 (Rádio Aparecida) e a 90.9 (uma rádio mais de músicas do gênero popular e outros).

Padre Vanderlei nasceu em Viçosa, em 26 de julho 1966, filho de Vicente de Souza e Maria José Laureano (Maria de Vicente). O pai, foi pedreiro e depois mestre de obras, sendo responsável por várias construções erguidas na cidade na segunda metade do século passado; a mãe, hoje com 95 anos, e a que mais conhece a história da família, sempre trabalhou na área de alimentação... da culinária, sendo responsável direta por grandes banquetes, casamentos, batizados e outras diversas festas na cidade. Serviu até ao presidente Arthur Bernardes. Depois de trabalhar em vários locais, ela começou a trabalhar por conta própria e, aí, envolvia todos da família, inclusive o futuro padre, na produção e comercialização dos alimentos.

Dos irmãos, são 12, um adotivo, pela ordem de idade, do mais velho ao caçula, Maria das Graças de Souza, Maria Eunice de Souza, José Maria de Souza, Maria da Conceição de Souza, Maria Aparecida de Souza, João Lúcio de Souza, Paulo Lourenço de Souza, Maria Nazaré de Souza, Vanderlei Santos de Souza, Adilson Lauriano de Souza, Adailton Elias de Souza e Eduardo Pereira Bernardo. Tem ainda, em Viçosa, cunhados, sobrinhos e sobrinhos netos. 

O padre Vanderlei foi ordenado em 20 de novembro se 1999 (completa 25 anos, bodas de prata sacerdotais, neste ano). Desde que entrou na congregação redentorista, trabalhou em diversas frentes missionárias e em várias comunidades, vivenciando na prática e transportando para a dinâmica da vivência e da espiritualidade católica, todos os estudos filosóficos e teológicos.

Após a ordenação, foi trabalhar na Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Campos dos Goytacazes, no norte do estado do Rio de Janeiro, onde coordenou uma equipe de missões. De lá, seguiu para a capital, Rio de Janeiro, onde atuou paróquia Santo Afonso, na Tijuca, Zona Norte da cidade, onde também exerceu os trabalhos na comunicação através da Rádio Catedral do Rio de Janeiro, onde produzia e apresentava o programa “Momento de Fé”, um programa de interação da igreja falando com os fiéis, com momentos de reflexão, mensagens religiosas, música e atendimento aos ouvintes.

Depois voltou para Minas, mais precisamente, Coronel Fabriciano onde exerceu a função de diretor geral da Rádio Educadora, uma rádio da fundação cultural Santo Afonso que é da congregação redentorista. Em 2023, seguiu para Juiz de Fora, onde assumiu a função de pároco da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Vale da Floresta, que abrange também a região dos bairros Caeté, Jardim Esperança, Retiros, Terras Altas e Granjas Betel. Ali desenvolveu, produziu e apresentou alguns programas de rádio e, na Web TV A Voz Católica, da arquidiocese de Juiz de Fora, o programa Sínodo Em Foco.

O padre Vanderlei tem um carinho especial por Viçosa, compartilhado com seus familiares e conterrâneos por intermédio da fé e da igreja: “dentro do possível, gosto muito de participar das festas daí. A gente tem esse carinho imenso e sempre faço questão, de estar presente, dentro do possível. É  uma alegria muito grande participar do Jubileu de Santa Rita de Cássia, em maio, e da Festa de Nossa Senhora do Rosário, no Distrito de São José do Triunfo, que acontece no mês de outubro. Sempre sou muito bem recebido pela comunidade viçosense, pelo nosso querido padre Paulo Dionê e demais párocos”, concluiu.