Operação no aeroporto de Viçosa reforça combate a incêndio na Serra do Brigadeiro

O fogo começou no sábado (17) e já atingiu mais de mil hectares do Parque

Operação no aeroporto de Viçosa reforça combate a incêndio na Serra do Brigadeiro

A operação de combate a incêndios no Parque Estadual da Serra do Brigadeiro passou a contar com dois aviões air tractor, usados em pulverizações agrícolas e capazes de jogar quase dois mil litros de água sobre o fogo em uma única viagem, a cada 40 minutos.

As aeronaves estão sendo abastecidas no aeroporto de Viçosa, onde o Instituto Estadual de Florestas (IEF) montou uma operação que conta com apoio da UFV e de prefeituras da região. 

Segundo o professor Gumercindo Souza Lima, do Departamento de Engenharia Florestal da UFV, o IEF solicitou apoio das prefeituras da região e da Universidade, que, prontamente, disponibilizou os caminhões-pipa que estão abastecendo os aviões. A UFV também ofereceu a logística necessária para o trabalho e a estadia dos pilotos.

O fogo começou no sábado (17) e já atingiu mais de mil hectares do Parque. O incêndio está concentrado na fronteira entre os municípios de Araponga e Sericita. O trabalho de combate por terra vem sendo feito por brigadistas do IEF e pelo Corpo de Bombeiros, com militares de diversas cidades. 

O Parque Estadual da Serra do Brigadeiro abrange os municípios de Ervália, Fervedouro, Sericita, Araponga, Miradouro, Pedra Bonita, Muriaé e Divino. A Polícia Militar está investigando os possíveis responsáveis pelo incêndio.