Polícia ambiental fecha abatedouro clandestino em Ervália e aplica multa de meio milhão

Polícia ambiental fecha abatedouro clandestino em Ervália e aplica multa de meio milhão
Divulgação/PMMG Ambiental

A Polícia Militar de Meio Ambiente, em parceria com fiscais do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) iniciaram, no dia 4 de julho, uma operação conjunta em Ervália após denúncias de abates clandestinos, maus-tratos a animais e lançamento irregular de efluentes em curso d’água local.

De acordo com os militares, ao chegar no local, foi avistado um indivíduo no interior da propriedade que, ao notar a presença da polícia, fugiu pelos fundos. A equipe de fiscais e PMs, então, iniciou buscas pelo imóvel, encontrando carcaças e carnes penduradas no interior do estabelecimento, o que, segundo a equipe, são fortes indícios de crime ambiental. 

Na continuidade das buscas, eles ainda notaram que outro portão dos fundos estava aberto, constatando que havia mais um homem, este, identificado posteriormente como sócio do empreendimento.

A equipe ainda encontrou quatro cabeças de gado penduradas com sinais de afundamento craniano, sem perfurações compatíveis com o uso de pistola atordoante pneumática, utilizada regularmente para estes procedimentos; baldes com grande volume de sangue; quantidade considerável de vísceras no solo; peças de carne dispostas fora de câmara fria; uma marreta de grande porte, possível utensílio utilizado para abater os animais; e caixas de dejetos infuncionais, constatando que os indivíduos lançaram efluentes no curso d’água local. 

No momento final da operação, os policiais disseram que um dos sócios compareceu voluntariamente ao local, portanto um equipamento de abate defeituoso, alegando que a marreta foi utilizada em razão da falha técnica do insensibilizador.  

Ao ser questionado pelos policiais, o homem Informou também a inexistência de licença ambiental válida, apresentando apenas certidão de dispensa de licenciamento que não abarca o porte e a natureza da atividade desempenhada pelo empreendimento.

Com base nessas informações e nas buscas realizadas, os policiais efetuaram o levantamento dos crimes ambientais e aplicaram uma multa R$ 503,321,00.