Morte por febre amarela
Vítima é de Canaã e não estava imunizada. Nesta e nas duas próximas semanas a PMV fará plantão especial para vacinação contra a gripe
No último dia 16, foi registrada a morte de uma adolescente de 17 anos, vítima da febre amarela, em Canaã, na comarca de Viçosa. A vítima morava na comunidade rural do Suspiro e morreu durante sua internação no Hospital São João Batista, em Viçosa.
A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde de Canaã e, de acordo com a secretária Danúbia Izaura de Lima, esse foi o primeiro caso de morte por febre amarela no município. A garota não tinha sido vacinada contra a doença.
A Secretaria de Saúde de Canaã informou que a vacinação contra a febre amarela na cidade vem ocorrendo normalmente e que quase 100% da população está imunizada.
Vacinação contra a gripe
A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe se iniciou no dia 17 de abril e acontecerá até o próximo dia 26. Em Viçosa, a meta é vacinar 90% do público prioritário, composto por cerca de 10 mil pessoas, entre idosos (acima de 60 anos), gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto, crianças entre seis meses e menos de cinco anos de idade, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e particular de ensino, povos indígenas, presos, além dos diabéticos, hipertensos e pessoas com asma e bronquite.
Segundo a coordenadora do Setor de Imunização e Campanhas da Prefeitura de Viçosa, Luciane Azevedo, a vacinação vem acontecendo na Sala de Vacinas da Policlínica e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Bairro Nova Viçosa e dos Distritos de São José do Triunfo (antigo Fundão) e Cachoeira de Santa Cruz, que possuem estrutura para esse fim.
No Fundão o oferecimento da vacina está sendo todos os dias, das 8 às 16 horas. Em Cachoeirinha e em Nova Viçosa, somente às terças e quintas-feiras, no mesmo horário.
Luciane acrescentou que para esse sábado, 13, escolhido como dia da mobilização nacional da Campanha, todas as 16 UBSs do Município e a Policlínica oferecerão a vacina ao público prioritário. Ela chama a atenção das mães para que levem as crianças de 0 a quatro anos, 11 meses e 29 dias de vida para serem imunizadas, uma vez que somente 15% dessa faixa etária receberam a vacina até agora. 45% dos idosos já foram vacinados e 84% dos profissionais da saúde também já receberam a dose da vacina contra a gripe.
Nesse sábado, 13, a Secretaria de Saúde disponibilizará um posto de vacinação especial, que será montado na área de estacionamento da Estação Cultural Hervê Cordovil.
Proteção
Segundo o Ministério da Saúde, a vacina contra a gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Comentários (0)
Comentários do Facebook