Mineiro é eleito presidente do Senado Federal

Rodrigo Pacheco foi escolhido pelos senadores, com 57 votos

Mineiro é eleito presidente do Senado Federal

O Senador mineiro Rodrigo Pacheco (Democratas-MG) foi eleito Presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional nesta segunda-feira, dia 01. O parlamentar comandará a Casa pelos próximos dois anos, com os compromissos de independência e de fortalecimento das instituições.

O novo presidente da Casa afirmou que sua gestão será regida por três prioridades: saúde pública, crescimento econômico e desenvolvimento social, com o objetivo de preservar vidas humanas, socorrer os mais vulneráveis e gerar emprego e renda aos brasileiros. Para ele, esses são pilares indispensáveis para o enfrentamento do atual cenário de crise provocada pela pandemia do coronavírus.

TRAJETÓRIA NA POLÍTICA

Rodrigo Pacheco é advogado, criado na cidade de Passos, a 540 quilômetros de Viçosa. Tem 44 anos e sólida experiência jurídica, especialmente na área penal. Está em seu primeiro mandato como senador (2018-2026), foi líder do Democratas na Casa e presidente do partido em Minas Gerais. Entrou na vida política em 2014, quando foi eleito deputado federal. O perfil conciliador e a capacidade de cumprir compromissos, tanto com a base aliada quanto com a oposição, contribuíram para que Pacheco, então deputado, fosse eleito, em 2017, presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), uma das mais importantes da Câmara dos Deputados. Foi a primeira vez que o colegiado foi presidido por um deputado de primeiro mandato.

Entre 2013 e 2015, antes de entrar para a vida pública, Pacheco atuou como o mais jovem Conselheiro Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Em 2016, foi candidato à Prefeitura de Belo Horizonte, ficando entre os três mais votados.