Lembra do Pases? UFV estabelece comissão para avaliar retorno do programa

Caso haja deliberação favorável do Cepe, a previsão é que a prova seja realizada ainda em 2024, para ingresso no primeiro semestre de 2025

Lembra do Pases? UFV estabelece comissão para avaliar retorno do programa

A UFV (Universidade Federal de Viçosa) criou, no último dia 4, uma comissão para avaliar a possibilidade de retorno do Pases (Programa de Avaliação Seriada para Ingresso no Ensino Superior). Para a decisão, serão considerados aspectos como espaço físico, recursos humanos, orçamento necessário e estrutura do sistema de avaliação. A comissão tem um prazo de 60 dias para emitir seu parecer, ou seja, até o dia 4 de novembro.

Foram muitos os estudantes que ingressaram na UFV pelo Pases, principalmente viçosenses. No entanto, o programa foi extinto definitivamente em 2014 e, a partir de 2016, a Universidade adotou o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) como única forma de ingresso. Ou seja, todas as  vagas passaram a  ser ofertadas via Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Quando o programa existia, 20% do total de vagas eram destinados ao Pases e o restante das vagas era distribuído pelo vestibular tradicional.

De acordo com informações apuradas pelo Folha da Mata, a comissão nomeada pela UFV para avaliação do retorno do Pases apresentará a sua análise ao Cepe (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) da Universidade. O Cepe, por sua vez, fará a deliberação final sobre o retorno ou não do programa. Caso haja deliberação favorável, a perspectiva é que a prova seja realizada em 2024, para ingresso no primeiro semestre de 2025.

PARA LEMBRAR

O Pases é um programa que, na prática, divide o vestibular em três etapas. As provas são aplicadas ao longo do Ensino Médio, ao final de cada ano. A nota final do aluno era calculada pelo somatório das três etapas do Pases, sendo: 1ª etapa - 20%; 2ª etapa - 30% e 3ª etapa - 50%.

Um candidato do Pases poderia participar do Enem normalmente e também concorrer a uma vaga por meio do Sisu. As provas eram realizadas no mês de novembro e dezembro do ano vigente. Além disso, o aluno poderia escolher as seguintes cidades para sua realização: Araxá, Belo Horizonte, Betim, Carmo do Paranaíba, Divinópolis, Florestal, Formiga, Ipatinga, Manhuaçu, Muriaé, Pará de Minas, Patos de Minas, Patrocínio, Ponte Nova, Rio Paranaíba, São Gotardo, Ubá e Viçosa.