Horário de verão termine no sábado
O Horário de Verão 2016/2017 termina neste final de semana. Assim, o sábado, 18, terá uma hora a mais: quando for zero hora de domingo, 19, todos os relógios deverão ser atrasados em uma hora, voltando a ser 23 horas de sábado.
Segundo a Cemig, o principal objetivo do Horário de Verão é a redução da demanda máxima durante o horário de pico de consumo do sistema elétrico, que ocorre no período das 18 às 22 horas, no qual as pessoas podem utilizar por mais tempo a luz natural.
A Companhia ainda estima que a redução de demanda em sua área de concessão seja equivalente a 340 MW (mega-watt). Em Minas Gerais, a economia de energia nesse período pode ter chegado a 0,5% do gasto total.
De acordo com o Ministério de Minas e Energia, nos últimos dez anos, o horário de verão possibilitou uma redução média de 4,5% na demanda por energia no horário de maior consumo (18 às 22 horas).
O horário
Horário de Verão é regulado atualmente pelo Decreto 6.558, de 8 de setembro de 2008, que diz, em seu art. 1º, que ele será adotado “a partir de zero hora do terceiro domingo do mês de outubro de cada ano, até zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano subsequente”.
Relógio do Calçadão
Presente no centro da cidade desde a década de 1980, o relógio do calçadão está há algum tempo sem funcionar. O relógio é oriundo de uma concessão pública firmada há mais de 20 anos, quando o Calçadão Arthur Bernardes foi construído. No entanto, a própria Prefeitura não conseguiu informar ao Folha da Mata sobre o assunto, sobretudo sobre valores e tempo de duração da concessão.
A concessão pertence à fábrica de refrigerantes da Coca Cola, em Belo Horizonte. Em contato eles informaram que são responsáveis pela manutenção do relógio, mas que já a algum tempo a empresa que prestava este serviço, parou de realiza-lo, e que desde então, a fábrica está procurando novas empresas que possam realizar a manutenção do relógio, mas desde então eles não conseguiram contratar profissionais para realizar os serviços.
O representante da marca, também informou que eles foram procurados por um vereador que alertou-os sobre a falta de atividade do relógio.
Comentários (0)
Comentários do Facebook