Governo Federal lança aliança para o desenvolvimento energético em polos de irrigação

Polos de irrigação são segmentos agrícolas que utilizam a chamada agricultura irrigada em grande escala a partir da instalação de equipamentos específicos.

Governo Federal lança aliança para o desenvolvimento energético em polos de irrigação
Divulgação/Governo Federal

O Governo Federal lançou, na última quarta-feira (05), o projeto “Aliança pelo Desenvolvimento Energético dos Polos e Projetos de Irrigação do Brasil”. A iniciativa busca garantir o suprimento de energia elétrica para os polos de irrigação em todo o país, com o objetivo de impulsionar a produtividade agrícola e fortalecer a segurança alimentar. 

Uma das propostas da Aliança é a flexibilização das tarifas aos produtores rurais. As diversas culturas agrícolas têm características específicas que influenciam na quantidade da colheita, o que, de acordo com o Governo, demanda diferentes acionamentos de irrigação para o melhor aproveitamento.

A política também garante maior previsibilidade nas despesas energéticas e alinha-se aos objetivos de sustentabilidade e de eficiência energética.

Os polos de irrigação são segmentos agrícolas que utilizam a chamada agricultura irrigada em grande escala a partir da instalação de equipamentos específicos. Segundo o ministério da Agricultura e Pecuária, estes polos contribuem para o desenvolvimento econômico local, gerando mais empregos e incentivando o crescimento da agricultura.