Governo abre inscrições para os Jogos do Interior de Minas

Governo abre inscrições para os Jogos do Interior de Minas

A Secretaria de Estado de Esportes de Minas Gerais (Seesp) abriu, na última segunda-feira, 6, as inscrições para os Jogos do Interior de Minas (Jimi), competição substituída desde 2012 pelos Jogos de Minas Gerais que agora volta ao calendário oficial em seu formato original.
Criado em 1985, o JIMI chega à sua 33ª edição neste ano, com foco no esporte de participação, cujos objetivos são ampliar o interesse das pessoas de defenderem os títulos por suas cidades, estimular a melhoria na qualidade de vida, evitar que os jovens mineiros se envolvam com a criminalidade e descobrir novos talentos.
Os Jogos do Interior de Minas também são oferecidos aos atletas que já são profissionais em suas modalidades aumentando o nível técnico da competição.

Regulamento
Assim como nos anos anteriores, as competições são divididas em três fases: microrregional, regional e estadual. Para a primeira fase, as inscrições serão divididas em duas partes.
Até o dia 3 de março, as Prefeituras Municipais precisam realizar o cadastro das modalidades que terão representantes. Entre os dias 6 e 31 de março serão definidos quais os atletas que representarão cada cidade na disputa. Já para aqueles que forem competir na etapa microrregional, que acontecerá de 27 de abril a 1º de maio, as inscrições vão até o dia 7 de abril. A divisão das oito microrregionais nas duas datas será divulgada pela Comissão Organizadora do evento.
A novidade para esse ano é que não será necessária a filiação do atleta a alguma federação. Os atletas já filiados também poderão participar normalmente. Não haverá cobrança de taxa por parte das Federações. Para realizar as inscrições as equipes e/ou atletas devem procurar a Prefeitura de seu Município e solicitar sua participação no Jimi.

A competição
Ao todo serão 16 modalidades esportivas em disputa, nos naipes masculino e feminino. O Jimi será realizado em três etapas: microrregional, regional e estadual. A primeira delas terá início em abril, com as disputas das modalidades coletivas: basquete, futsal, handebol e voleibol. A segunda etapa será realizada em junho, com as mesmas modalidades.
Já a etapa estadual acontece em três momentos: em setembro serão realizadas as disputas dos esportes individuais e paralímpicos: atletismo, natação, ciclismo speed, ciclismo mountain bike, natação, judô, karatê, taekwondo, xadrez, bocha paralímpica, basquete em cadeira de rodas, atletismo PCD e natação PCD.
Em outubro acontecem as disputas das modalidades coletivas. Diferentemente do que aconteceu em 2016, as equipes classificadas serão agrupadas em apenas uma divisão.

Viçosa
Viçosa tem tradição na disputa dos Jogos do Interior de Minas, na maioria das vezes representada por estudantes da UFV. A Prefeitura sempre apoia, através do Departamento Municipal de Esportes, oferecendo logística para a inscrição de atletas, transporte e até alimentação durante a competição.
Para esse ano ainda não houve manifestação pela formação de equipes, mas qualquer outra informação a respeito pode ser obtida na Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Esportes, pelo telefone: 3892.6265.