Fundado o Instituto Histórico e Geográfico de Viçosa
Em reunião ocorrida na tarde desta quinta-feira, 10/11, na Estação Cultural Hervé Cordovil, foi fundado o Instituto Histórico e Geográfico de Viçosa (IHGV) “Casa de Alexandre de Alencar”. A data foi escolhida por ser uma das “Datas Cívicas Municipais”, constante do Calendário Oficial do Município de Viçosa, sancionado em 2014.
Na ocasião foi apresentada a minuta do estatuto, que será discutido numa segunda reunião, prevista para o decorrer deste quadrimestre, seguindo-se os trâmites legais para registro legal do IHGV e filiação a entidades congêneres, firmação de convênios, etc, para a consecução das metas dp Instituto. Durante a reunião, foi também aprovada a versão definitiva do Brasão do IHGV, arte final de Toninho Pontes, da Interminas.
A posse da diretoria do Instituto está prevista para acontecer no Salão Nobre Prof. Arduíno Bolivar, no Centro Administrativo Municipal “Prefeito Antônio Chequer”, instalado no antigo prédio do Colégio de Viçosa, na Gomes Barbosa, estando também previstas para a ocasião, apresentações culturais diversas, entre elas as da Orquestra de Câmara de Viçosa e da Lira Santa Rita, além da exibição de vídeo-documentário sobre o Prof. Arduíno Bolivar.
A IHGV "Casa de Alexandre de Alencar" terá como Patrono de Honra o padre Manoel Ignácio de Castro, um dos pioneiros do antigo povoado de Santa Rita do Turvo, hoje Cidade de Viçosa, ambos os nomes referendados ontem, pelos sócios-fundadores do IHGV, unanimemente.
Como presidente de honra foi indicado pelos fundadores o nome do Prof. Cônego José Geraldo Vidigal de Carvalho. Encaminha-se Ofício ao Juiz de Direito, Dr. Omar Gilson de Moura Luz, convidando-o a saudar o IHGV, no dia 22 de Janeiro de 2017, na sessão em que discursarão sócios efetivos e correspondentes, num total de 27 elementos. (Fonte Departamento de Cultura da PMV)
Brasão do IHGV
Comentários (0)
Comentários do Facebook