Filme viçosense na Mostra Audiovisual Internacional Gênero
“Taxa de Retorno” é de autoria de Raoni Garcia, Matheus Vieira, Matheus Doninha, Nicollas de Oliveira e Gabriel Sousa
Após a apreciação de quase 500 curtas-metragens, a equipe de curadoria da IX Mostra Internacional Audiovisual apresentou a seleção dos filmes que mais se enquadraram nos temas do COG, como gênero, sexualidade, feminismo e interseccionalidade. A Mostra seleciona, exibe e divulga filmes curta-metragem de documentário, ficção, animação, experimentais e infantis.
Entre os temas que entram na curadoria estão: sexualidades, raça e etnia, classe, geração, deficiência, migração, violência contra mulher, masculinidades, paternidade, maternidade, homoxessualidade, exploração sexual, direitos sexuais e reprodutivos; direitos humanos, entre outros. Foram avaliados, entre outros aspectos, a construção da narrativa e a estética do filme, mas sobretudo, as pertinências e urgências políticas que cada um apresenta. Consta da relaçãodos selecionados, o filme “Taxa de Retorno”.
O curta-metragem conta a história da comunidade São Pedro, na Zona da Mata Mineira e foca como a mineração interferiu na vida dos moradores do lugarejo. “Taxa de Retorno” foi produzido com recursos da Lei 14.017-2020 - Lei Aldir Blanc, através de editais da Prefeitura Municipal de Viçosa, com recursos da Secretaria Especial de Cultura - Ministério do Turismo - Governo Federal.
Em junho deste ano, a obra foi premiada durante o 5º Festival de Cinema de Muriaé, ficando entre os cinco na categoria “Produção Regional”. Com a seleção pra a Mostra Internacional, o filme e demais selecionados em agosto, entre os dias 10 e 29, poderão ser assistidos gratuitamente neste site.
SOBRE “CURTA O GÊNERO”
Realizado pela ONG Fábrica de Imagens desde 2012, o evento busca promover uma cultura política, estética e sociabilidade fundadas na equidade de gênero, no antirracismo, anticapitalismo e na afirmação das sexualidades.
Oferece programação de mostras artísticas de cinema, fotografia, ilustração, artes cênicas e música e de ações educativas no Seminário Internacional Gênero, Cultura e Mudança, como palestras, minicursos, oficinas, mesas-redondas, apresentações de trabalhos e lançamento de livros.
Comentários (0)
Comentários do Facebook