Filha de autor da bandeira de Viçosa discute valorização dos símbolos municipais na Câmara

Arlene Gonçalves apresentou documentos originais e defendeu preservação da identidade cívica da cidade

Filha de autor da bandeira de Viçosa discute valorização dos símbolos municipais na Câmara
Divulgação/Câmara de Viçosa

Durante a reunião da Câmara de Viçosa da última segunda-feira, 20, Arlene Gonçalves, filha do autor da atual bandeira do município, esteve no plenário para relembrar a história do símbolo e destacar a importância de preservar a identidade oficial da cidade.

Em sua fala, Arlene explicou que sua participação foi motivada pelo desejo de resgatar a memória histórica do município e explicar a origem da bandeira, especialmente diante de recentes discussões sobre possíveis alterações no símbolo municipal.

Ela apresentou à Casa Legislativa documentos e o esboço original da bandeira, criados por seu pai, o professor Arlindo de Paula Gonçalves, vencedor do concurso público realizado em 1971, durante as comemorações do centenário de Viçosa.

Naquele período, o município ainda não possuía símbolos oficiais, e o concurso resultou na criação da bandeira, do brasão e do hino da cidade. Arlene ressaltou que “a bandeira representa verdadeiramente a inserção da nossa cidade dentro desse país, dentro desse estado e dentro dessa filosofia de cultura e civismo que nos move e expressa o amor por Viçosa”.

Ainda durante sua fala, ela relembrou as modificações pelas quais a bandeira passou ao longo dos anos e solicitou que a Prefeitura de Viçosa disponibilize, em seu site, um manual de marcas institucionais do município.