Federal de Viçosa forma mais um grupo de residência médica
Na sexta-feira, 13, o Programa de Residência em Medicina da Universidade Federal de Viçosa (UFV) realizou a formatura de mais 13 residentes. Esta foi a quinta turma formada pelo programa, que teve início em 2011, com o objetivo de contribuir para a formação qualificada de médicos de várias regiões do Brasil e para um melhor atendimento da população viçosense.
Os residentes atuam em sua maioria em Viçosa, nos hospitais São Sebastião e São João Batista, e em unidades de saúde da cidade. A coordenadora geral do Programa, Denise Cristina Rodrigues, avalia que após o oferecimento da residência médica na UFV, o atendimento aos pacientes da cidade melhorou muito. “Embora os residentes estejam em treinamento em serviço, é impressionante a qualidade do trabalho e a assistência médica oferecida. Tanto é que vários municípios da região têm procurado saber sobre a possibilidade de se levar a residência para outras localidades”, declara.
A maioria dos residentes formados na UFV consegue boas oportunidades na área. Segundo levantamento feito pela secretaria do Programa, eles estão atuando em Viçosa, e em outras localidades da região, além de cidades como Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.
Sobre o Programa
O Programa de Residência em Medicina da UFV, criado para o reconhecimento pelo MEC do então curso de graduação em Medicina da UFV, começou oferecendo treinamento em seis áreas básicas: Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia e Medicina de Família e Comunidade. Devido às demandas dos serviços nos hospitais de Viçosa, foram acrescentadas duas áreas, a de Radiologia e de a de Neonatologia.
No total, são 21 vagas oferecidas e todas elas têm sido preenchidas. No último processo seletivo foram quase 500 inscritos. O programa segue todas as normas da Comissão Nacional de Residência Médica, finalizou a coordenadora geral.
Comentários (0)
Comentários do Facebook