Estudantes da rede estadual elegem estrogonofe como a refeição predileta da merenda
Secretaria de Estado de Educação realizou uma pesquisa inédita amostral para saber dos estudantes quais são suas opções preferidas
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) realizou uma pesquisa amostral neste mês para saber dos estudantes quais são suas refeições preferidas. Foram ouvidas 545 escolas de todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) do estado.
Em primeiro lugar, a refeição predileta dos estudantes é o estrogonofe (ou strogonoff) de frango, acompanhado de arroz, batata e salada. Completando os pratos de que os estudantes mais gostam estão a feijoada e o feijão tropeiro, comidas típicas da culinária mineira que ficaram, respectivamente, na segunda e terceira posições do ranking. Os estudantes também elegeram os vegetais favoritos: batata inglesa, alface e tomate; e também as frutas: banana prata, melancia e maçã.
Cardápio da Alimentação Escolar
A merenda segue critérios nutricionais rigorosos, além de padrões de higienização dos alimentos que são bem armazenados, e limpeza da cantina, onde se prepara a comida. A execução dos pratos é acompanhada por nutricionistas da rede que trabalham nas 47 SREs.
A cartilha de Cardápios da Alimentação Escolar foi elaborada por uma equipe técnica de nutricionistas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na SEE/MG. São 98 opções de pratos que integram a cartilha, entre almoços, lanches e frutas.
Para o ensino integral, são disponibilizadas 72 opções variadas, sendo 32 de lanche e 40 de almoço. Somadas com os números do ensino regular, as refeições atendem, em média, 70% das necessidades nutricionais diárias de calorias, de acordo com o tempo de permanência do aluno na escola, além da oferta de macronutrientes (carboidratos, proteínas e lipídeos), micronutrientes (cálcio, ferro, magnésio, sódio e zinco e vitaminas A e C) e fibras.
Fonte: Agência Minas
Comentários (0)
Comentários do Facebook