Escolas particulares se preparam para iniciar ano letivo de forma remota

A partir do dia 1º de fevereiro, as escolas particulares retornam às aulas remotas

Escolas particulares se preparam para iniciar ano letivo de forma remota

As escolas privadas de Viçosa estão com as atividades presenciais suspensas desde o final de março de 2020. O último ano letivo ainda não havia completado nem dois meses de aulas quando os alunos tiveram que passar a estudar em casa, devido à pandemia do novo Coronavírus. 

Os colégios que já utilizavam ferramentas digitais e online em suas atividades pedagógicas se organizaram mais rápido e continuaram o calendário de forma remota imediatamente. Aos poucos, todas foram se adaptando, cada uma de acordo com suas possibilidades.

A cidade está na Onda Amarela do plano Minas Consciente, que não permite o funcionamento de escolas de educação básica, mas somente faculdades. Desde outubro do ano passado, o governador Romeu Zema permitiu que as cidades que aderiram ao programa retornem às aulas presenciais nas escolas públicas, municipais, estaduais e privadas de forma gradativa. Para o retorno Escolas particulares se preparam para iniciar ano letivo de forma remota dos alunos dos ensinos infantil, fundamental e médio, é necessário que as cidades estejam na Onda Verde do programa.

As oito maiores escolas particulares de Viçosa devem iniciar suas aulas na primeira semana de fevereiro. A maioria informou à reportagem do Folha da Mata que aguarda autorização dos órgãos competentes para iniciar o calendário letivo na modalidade de ensino híbrido, mesclando atividades presenciais e remotas.

É o caso dos colégios Anglo, Carmo, Coeducar e Equipe, que adaptaram suas instalações para receber pelo menos parte dos alunos de forma presencial. Elas investiram em ventilação, ampliação de espaços e compra de equipamentos digitais. As aulas no Anglo e Equipe retornam dia 1º de fevereiro; no Carmo, dia 2; já as aulas da Coeducar recomeçam no dia 3 de fevereiro. Todas, por enquanto, de forma remota.

Outras escolas, como o Ágora e a Passo a Passo, ainda não definiram se retornam na modalidade híbrida, caso obtenham autorização. Elas informaram que também vão iniciar seus calendários de 2021 de forma remota, que zelam pela segurança e saúde de seus colaboradores e alunos e que essa decisão será tomada de maneira coletiva. As aulas no  Ágora e na Passo a Passo retornam dia 1º de fevereiro.

A reportagem não recebeu retorno dos colégios Ômega e Pró-Efeito até o momento da publicação.