Contratação de biblioteconomista é única pendência para funcionamento da Biblioteca Municipal

Edital para contratação deste profissional, via processo licitatório, foi publicado

Contratação de biblioteconomista é única pendência para funcionamento da Biblioteca Municipal

Está disponível no site da Prefeitura de Viçosa o edital do pregão eletrônico nº 11/2023 que prevê a contratação de pessoa física ou jurídica para atuar na Biblioteca Municipal de Viçosa como biblioteconomista, conforme a solicitação da Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Esportes.

A licitação do tipo “menor preço” será realizada no próximo dia 27 e os envelopes com as propostas podem ser entregues até às 9h. A pessoa física ou jurídica contratada terá carga horária de 20h semanais. A contratação será via processo licitatório e não via processo seletivo simplificado pois o Município não possui o cargo criado em lei municipal.

O prestador de serviço precisa ter graduação em biblioteconomia e registro no Conselho Regional de Biblioteconomia. Entre suas funções está a de estruturar e executar a busca de dados e a pesquisa documental; planejar e coordenar a difusão cultural das bibliotecas e dos serviços de circulação, articulando a disseminação da informação com outras atividades de extensão; reciclar periodicamente os dados identificadores do usuário; assessorar nas propostas orçamentais relacionadas com as atividades da biblioteca no sistema e estabelecer e executar a proposta dos recursos orçamentários anual ou plurianual; exercer o controle estatístico da produção interna e da tendência de demanda, procedendo a análise e aos relatórios gerenciais; e planejar, coordenar e implantar recursos audiovisuais, estruturando o controle dos serviços reprográficos em geral e da microfilmagem em particular, como uma forma atual repositória de informações.

Segundo o secretário de Cultura, Patrimônio Histórico e Esportes, Thomas Medeiros, a contratação do bibliotecário é a única pendência para a abertura da Biblioteca Municipal, que foi reinstalada nas dependências do antigo Paço Municipal, na praça do Rosário, onde ocupa um andar inteiro. A exigência do profissional está na Lei Federal de Nº 9.674/98 e na Resolução CFB nº 186/2017.

A Biblioteca Municipal de Viçosa é um importante espaço público de formação, educação e incentivo à literatura. Seu acervo conta com mais de 10 mil títulos e estava guardado desde agosto de 2015, quando a biblioteca que funcionava no antigo Colégio de Viçosa foi desativada para reforma do prédio que hoje abriga o Centro Administrativo. Antes, a Biblioteca Municipal funcionou, por muitos anos, na Estação Cultural Hervé Cordovil.

 

RESTAURAÇÃO

Na ocasião de inauguração do novo espaço no 3º piso do edifício prefeito Raymundo Alves Torres, a Prefeitura mostrou o acervo já montado em prateleiras novas no espaço que conta com mesas para estudo e pesquisa.

Também foi anunciado, na ocasião, que o acervo foi restaurado em uma parceria com o Departamento de História da Universidade Federal de Viçosa (UFV).  A restauração foi realizada pelo professor Jonas Queiroz e sua equipe de estagiários, utilizando recursos do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (FUMPAC). Os livros foram catalogados sob a coordenação do professor Fabio Jaderson Miguel Reis, bibliotecário especialista em gestão de bibliotecas públicas e, atualmente, diretor da Biblioteca Central da UFV.