Construção da nova sede da escola Anita Chequer está parada há oito meses

Na sexta-feira, 17, alunos das 5ª Séries da Escola Anita Chequer visitaram a construção da Escola de Tempo Integral

Construção da nova sede da escola Anita Chequer está parada há oito meses

A Escola de Tempo Integral de Novo Silvestre deverá abrigar a Escola Municipal Anita Chequer a partir de 2024. A Secretaria Municipal de Educação informou - via Assessoria de Comunicação da Prefeitura - que desde a concepção do projeto daquela escola já havia o objetivo do atendimento aos alunos da Anita Chequer.

Funcionando em um imóvel da Rua Domiciano Lopes de Faria, no bairro João Braz, a escola atende cerca de 240 alunos do ensino infantil e fundamental um, divididos em dois turnos. O local é bastante limitado e a transferência para o espaçoso imóvel da Escola de Tempo Integral vai oferecer maior comodidade, não só para os alunos, mas também para os professores e demais pessoas que lá trabalham.

Mas, para que ocorra a transferência, é necessário que as obras tenham continuidade. Com 86% de sua sede concluída, os trabalhos foram paralisados há cerca de 8 meses.  Esquadrias de alumínio nos espaços das janelas, os vidros, as instalações elétricas, a pavimentação do pátio de estacionamento e, principalmente, o cercamento da área são os procedimentos que faltam para a conclusão da obra. Mas, quanto à retomada dos trabalhos, nem a Prefeitura nem a empresa Concreta Incorporações Ltda, de Muriaé, responsável pelo empreendimento, se manifestaram, apesar das inúmeras solicitações de informação.

O resultado da paralisação das obras já é visível em alguns pontos. A parte da divisa com a rua paralela à linha férrea está desprovida de qualquer proteção e o cercado da divisa com a rua do Centev (Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa) bem como o portão de madeira que dava acesso ao canteiro de obras estão praticamente destruídos. Em contrapartida, todas as demais dependências da obra continuam intactas, graças a um vigia que a própria empreiteira mantém no local por 24 horas diárias.

Na estrutura também a ação do tempo começa a aparecer, paredes e piso de algumas salas já apresentam visíveis rachaduras, algumas disfarçadas por pinturas. Por se tratar de uma obra pública, construída com recursos federais, era de se esperar uma fiscalização mais eficiente por parte das autoridades constituídas no trato com a coisa pública, no que toca ao cumprimento de prazos e execução fiel do projeto. 

A estrutura, praticamente pronta, consta de 8 blocos com 12 salas de aula, biblioteca, auditório, laboratórios de informática e ciências, grêmio estudantil, cozinha, refeitório, pátios internos, quadra coberta (quadra poliesportiva) e vestiários. Tudo isso com finalidade de atender da educação infantil até os anos finais do ensino fundamental. O edifício terá capacidade para atender até 780 alunos, em dois turnos (matutino e vespertino), ou 390 alunos em período integral, o que atende plenamente a demanda atual da Escola Anita Chequer.

VISITA

Na sexta-feira, 17, alunos das 5ª Séries da Escola Anita Chequer, acompanhados da supervisora escolar, Roseli Castro, e das professoras Rosana Lopes e Alecssandra Rodrigues, visitaram a construção da Escola de Tempo Integral, juntamente com a vereadora Jamille Mylena de Freitas Gomes (PT). 

Na ocasião, os estudantes ficaram entusiasmados com o prédio e se manifestaram sobre a possibilidade da mudança para lá. Roseli lembrou que a escola teve início a partir da vontade do ex-prefeito Ângelo Chequer e com total empenho do Professor Luiz Cláudio Costa, na época no Ministério da Educação. 

Disse também, que, ao assumir a administração municipal, o prefeito Raimundo Nonato Cardoso deu continuidade aos trabalhos até a construção chegar ao estágio atual: “sem entrar nos trâmites burocráticos que contribuem para o atraso na finalização da escola, falei com os alunos que o prefeito Raimundo tem muito carinho com a educação e, com certeza, vai se empenhar para que, em breve, eles tenham uma nova escola com muito mais espaço para os estudos e o lazer”, pontuou.

Roseli disse também que toda a comunidade escolar da Anita Chequer está ansiosa por um desfecho satisfatório, uma vez que a atual sede tem o espaço bem reduzido e, atualmente, até a sala de informática é utilizada como sala de aula convencional.

 

Anita Chequer atualmente

anita-chequer-1-1

Futura Anita Chequer 

anita-chequer-1-2

anita-chequer-1-3