Comunidade aguarda asfaltamento do Pacheco

Cimvalpi ainda não definiu pavimentação

Comunidade aguarda asfaltamento do Pacheco

O Cimvalpi (Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Vale do Piranga), gestor do contrato da obra de drenagem pluvial da avenida São João Batista, na localidade conhecida por Pacheco, entre os bairros Vale do Sol e Cidade Nova, ainda não definiu pelo asfaltamento do local, passado uma semana em que a empresa responsável pela obra de drenagem e aterramento do trecho deu sua parte por encerrada.

O resultado desta demora é um imenso lamaçal que se formou no espaço aterrado, trazendo transtornos para os moradores, condutores e transeuntes que já utilizam a passagem e são os mesmos que aplaudiram a benfeitoria promovida pela administração municipal, mesmo em fim de mandato. Como há previsão de novas chuvas, a situação poderá piorar.

Sobre a situação, o secretário de Obras e Serviços Urbanos da Prefeitura de Viçosa, André Luís Silva Ricardo, disse que, logo após a declaração do fim da etapa que cabe a Mez Construções Ltda, a sua equipe foi até o local e constatou que ainda restam alguns trabalhos para a contratada realizar, como complementação do aterro, hidro-semeadura para proteção dos taludes, meio fio e passeios ao longo do trecho. Só após cumpridas essas exigências é que a Cimvalpi entrará com a outra empresa, responsável pelo asfaltamento. 

já representantes da empresa informaram que estão aguardando a formalização de um termo aditivo por parte da Prefeitura para fazer o arremate da obra, visto que as ações ali feitas foram além do estabelecido. Como é final de mandato, a empresa teme concluir os trabalhos e não receber o que lhe é devido.

Além da equipe da secretaria de Obras, uma equipe do Cimvalpi também esteve no local, segundo informou o próprio André, mas até a manhã de hoje, segunda-feira,16, nenhuma providência foi tomada.

Enquanto isso, moradores dos bairros União, Vale do Sol, João Mariano, Nova Era e arredores aguardam a conclusão dos trabalhos para voltar a ter passagem livre pela avenida São João Batista, muito usada, principalmente, por frequentadores da igreja do mesmo nome e clientes do supermercado no bairro Cidade Nova. 

Cimvalpi

A Prefeitura de Viçosa (agente financeiro) tem um contrato de parceria com o Cimvalpi (gestor) para execução de várias obras no município como iluminação pública, de vários trevos, construção de muros de gabião, drenagem pluviais e fluviais, asfaltamento e outros. Com esta parceria, o gestor fica responsável pela contratação de empresas, desobrigando o município de outros processos de licitação. 

O que, a princípio, parece uma boa opção, na prática os resultados têm-se mostrado insatisfatórios, uma vez que várias obras (Romão dos Reis, Marly Azevedo, iluminação do Trevo da Nova P.H. Rolfs) não foram ou não são concluídas dentro do prazo estabelecido na ordem de serviço, de prazo e até termos aditivos, como é o caso do Pacheco.