Ângelo Chequer avalia resgate do carnaval e de outras manifestações populares de Viçosa

Ângelo Chequer avalia resgate do carnaval e de outras manifestações populares de Viçosa
O prefeito eleito Ângelo Chequer e representantes das agremiações carnavalescas que participaram do encontro

O prefeito eleito de Viçosa, Ângelo Chequer, reuniu-se com representantes de algumas agremiações carnavalescas da cidade (blocos e escolas de samba) para conversar sobre a possibilidade de movimentação já para o carnaval de 2025, que acontecerá nos dias 1, 2, 3 e 4 de março, incluindo o sábado.

Na oportunidade, Ângelo disse que já está mantendo alguns contatos para promover o resgate do carnaval viçosense e, nesse perfil, se incluem as agremiações. Como o período que antecede a data é curto, os participantes concordaram que é inviável organizar as escolas de samba para 2025, mas que aquelas que ainda se mantêm com diretoria organizada (Pintinho, Turunas e Unidos dos Passos), poderão sair com blocos representando as agremiações e mostrando para a comunidade um pouco da animação reservada para o carnaval de 2026 e próximos.

Ângelo também destacou outras manifestações populares que terão atenção de seu governo, como a Lira Santa Rita, Congado de São José do Triunfo, festas juninas, Folia de Reis da comunidade de Nobres e Folia de São Sebastião da comunidade de Piúna. Para isso, ele escolheu para a Secretaria de Cultura, um nome que transita entre os programas tradicionais já regidos pela pasta e as manifestações populares da cultura local que andam um pouco esquecidas.

Estiveram presentes, além do prefeito em exercício a partir de 1º de janeiro, Paulo César de Almeida/Paulinho Real e João Carlos de Barros/ João Tijolo (Unidos dos Passos), Cimba Trigueiro Jacebá Filho (Sagrado Coração/Carlos Dias), Didneia Martins Vargas e Romário da Silva (Cachoeirinha), Rodrigo Miranda (Manguaça), Maria Vera Lúcia da Silva (Lagartixa no Buraco de São José do Triunfo) e Francisco de Castro/ Jeremias (Boêmios da Grota e Vem-Quem-Quer). Outros grupos carnavalescos foram lembrados na reunião para se manifestarem em uma próxima reunião, entre eles, a Turuna do Vale (Vale do Sol e adjacências), Bloco Zé Tito (Bairro da Conceição e adjacências), Quem Vem (bairro de Fátima e adjacências), blocos do Amoras Bom Jesus, Nova Viçosa, que envolvem estes bairros e comunidades próximas.