Com as recentes chuvas Viçosa registra um dos meses de janeiro mais chuvosos em 52 anos

Apenas três vezes desde 1968 choveu tanto no primeiro mês do ano como agora

Com as recentes chuvas Viçosa registra um dos meses de janeiro mais chuvosos em 52 anos

Na rua Aristídes Fernandes o barranco desabou sobre a avenida Jacob Lopes de Castro, deixando moradas em risco.

Chuvas desse final de semana causaram vários deslizamentos, como esse na rua Aristídes Fernandes o barranco desabou sobre a avenida Jacob Lopes de Castro, deixando moradas em risco.


Dados do Saae mostram que apenas três vezes desde 1968 choveu tanto no mês de janeiro em Viçosa, em especial, no último fim de semana. Em janeiro de 1985 foram registrados 604 milímetros; em 1991, 497 milímetros e em 2007, choveu 482 milímetros durante todo o mês. Até o momento, o acumulado do primeiro mês de 2020 é de 481 milímetros de águas de chuva. Para se ter ideia de como esses números são altos, se somados o volume de chuvas nos meses de janeiro dos últimos quatro anos, chegamos a um total de 619 milímetros, o que dá uma média de 155 milímetros por mês. Em janeiro de 2016, choveu 387 mm. Os meses de janeiro de 2017, 2018 e 2019 foram considerados secos, com registros de 66, 135 e 31 milímetros, respectivamente. As informações são coletadas pelo Saae em órgãos meteorológicos e organizados em tabelas, você pode pode conferir uma tabela com dados de chuvas de vários anos em Viçosa, na edição do Folha da Mata desta quinta-feira, 30 de janeiro.

FORTES CHUVAS PODEM VOLTAR EM FEVEREIRO NA ZONA DA MATA MINEIRA

Com a continuidade da ocorrência da Zona de Convergência do Atlântico Sul existe a possibilidade de que as fortes chuvas do último fim de semana, que acometeram todo o Estado de Minas Gerais retornem. De acordo com Hugo Thaner, doutorando em Meteorologia Aplicada na UFV, “essa zona de convergência têm como resultado a formação de chuvas fortes devido à grande nebulosidade no Sudeste e a alta umidade do ar vinda do norte do país, favorecendo a formação de chuvas intensas”. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, haverá continuidade das chuvas no Sudeste, e na região da Zona da Mata Mineira são previstos 70mm até o dia 2 de fevereiro. Além disso, mais 100mm são esperados de 3 a 8 de fevereiro.