Prefeitos de 11 cidades se reuniram em Viçosa para primeira assembleia do Cisab
Órgão de saneamento congrega 49 municípios
Na quarta-feira, 18, aconteceu na sede do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Zona da Mata de Minas Gerais (Cisab-Zona da Mata), localizada em Viçosa, a primeira assembleia geral de 2023. No encontro, vários pontos de uma extensa pauta foram debatidos pelos consorciados. O evento reuniu 11 prefeitos, entre eles, Raimundo Cardoso, de Viçosa.
O Cisab tem como objetivo garantir saneamento básico com qualidade às prefeituras consorciadas, além de viabilizar compras compartilhadas de materiais e insumos para os municípios com mais facilidade e economia.
Durante sua fala, o prefeito de Viçosa destacou a importância do Cisab para o município. “A criação do Cisab foi muito importante para o tratamento de água e esgoto na cidade e, por isso, buscarei participar cada vez mais ativamente das ações do consórcio”, disse.
Na reunião, houve a deliberação sobre a ampliação dos objetivos do Cisab-ZM que abrange o licenciamento ambiental. De acordo com a prefeitura de Viçosa, essa discussão foi feita devido a necessidade de os municípios receberem mais informações acerca do licenciamento ambiental.
Para isso, será feita uma mudança no protocolo de intenções do Consórcio, com aprovação da assembleia. A partir da mudança, o Cisab poderá oferecer um convênio específico para o licenciamento ambiental, deixando a critério de cada município a opção da adesão.
Na oportunidade também foi firmada uma parceria com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra-MG), para a universalização do saneamento do consórcio.
Comentários (0)
Comentários do Facebook