Chuvas que atingiram a Bahia podem chegar a Minas Gerais, aponta previsão
Fim de ano é marcado por alerta de chuva forte na Zona da Mata mineira, incluindo Viçosa
O alto volume de chuva que atingiu 136 cidades na Bahia, deixou 21 pessoas mortas e mais de 77 mil desabrigadas pode provocar estragos também na região sudeste do país, incluindo Minas Gerais. O relatório é da MetSul, um dos principais geradores de conteúdo de informação meteorológica da América do Sul.
Os modelos de mapas divulgados em um recente relatório mostram que o corredor de umidade, responsável pelo excesso de precipitação na região nordeste do país, estará mais ao sul, próximo à região sudeste, onde costumeiramente chove mais forte no verão.
De acordo com o relatório, Minas Gerais é o estado com maior risco, com indicativos para acumulados de até 400 mm de chuva nos primeiros quinze dias de janeiro.
VIÇOSA
Os últimos dias de 2021 e o primeiro fim de semana do ano novo será marcado por pancadas de chuva e trovoadas isoladas em Viçosa. É o que aponta a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Com o céu nublado, pode chover em qualquer horário do dia, mantendo as temperaturas mais amenas neste período do verão.
Durante o mês de dezembro, até agora, choveu 199 mm em Viçosa. Bem menos que o registrado em novembro, que foi de 367 mm acumulados. Para comparação, em dezembro do ano passado, o município registrou 198 mm de chuva, segundo relatório do Inmet consultado pelo Folha da Mata.
O Inmet também divulgou um alerta de perigo para chuvas intensas em diversos estados e regiões do Brasil, incluindo a Zona da Mata mineira. Entre os dias 29 e 30 de dezembro, há a possibilidade de chuva entre 50 e 100 mm/dia, ventos intensos que podem chegar a 100 km/h, além de risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Comentários (0)
Comentários do Facebook