A campanha realizada no campus Viçosa na última sexta-feira, 24, gerou ao Hemonúcleo de Ponte Nova (MG) uma coleta de 145 bolsas de sangue. De acordo com a gerente administrativa do Hemonúcleo, Luciana Marinho, o resultado atendeu às expectativas.
A Universidade reúne um público grande e diversificado e, por isso, Luciana avaliou os resultados das campanhas realizadas nos seus espaços como positivos. Ela destacou que a parceria da instituição com o Hemonúcleo de Ponte Nova acontece desde 2005 e, inicialmente, eram realizadas duas campanhas por ano: uma de medula óssea e uma de doação de sangue. Mas, devido aos bons retornos, passaram a ser realizadas duas de doação de sangue.
Luciana também explicou que não faltaria sangue no país se cada voluntário sadio doasse duas vezes por ano. “Acontece que 60% das pessoas que doam, só doam quando um parente é internado em um hospital e precisa de sangue. Mas sempre existe alguém precisando”.
A importância das campanhas também foi ressaltada pela chefe da Divisão de Saúde, Nina Rosa da Silveira Cunha. Segundo ela, o sangue doado por um voluntário pode ajudar até quatro pessoas. “A UFV tem um compromisso com a sociedade, em termos acadêmicos e, também, de orientação, esclarecimento e de cidadania”, disse.
A promoção foi da UFV, com o apoio da Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e da sua Divisão de Saúde, Departamento de Medicina e Enfermagem; Centro de Ensino de Extensão; empresa júnior do curso de Educação Física, Eficap; Associação Atlética Acadêmica das Engenharias; Associação de Pós-Graduandos, Fundação Hemominas, Secretaria Municipal de Saúde de Viçosa e Rotaract Club Viçosa.
Comentários (0)
Comentários do Facebook