Autoridaes discutem Plano de Contingência para período das chuvas
Com o objetivo de discutir o plano de contingência elaborado pela Defesa Civil do Município, a Secretaria de Governo da Prefeitura de Viçosa promoveu uma reunião na última terça-feira, 15, com secretários e chefes de departamentos da Prefeitura, Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), órgãos de segurança pública, técnicos e professores da UFV que têm atuação nessa área. O Plano de Contingência elaborado pela Defesa Civil municipal estabelece uma sequência de ações para serem postas em prática em casos de riscos iminentes, muito comuns nas chuvas fortes, como deslizamentos de terras, inundações, desabamentos residenciais, a fim de garantir a integridade física das pessoas e preservar os patrimônios público e privado no município.
De acordo com o secretário de Governo Luciano Piovesan Leme, o objetivo da reunião foi detalhar o Plano de Contingência para todos os órgãos internos e externos da Prefeitura que estão direta ou indiretamente envolvidos na execução do Plano, para que o atendimento nas possíveis ocorrências seja imediato, principalmente quando trazem risco à vida das pessoas.
Situações de risco
Historicamente o município apresenta chuvas intensas, com a ocorrência de deslizamentos e pontos de inundação e alagamentos no período de chuvas intensas e fortes que ocorrem entre novembro e março. Dados colhidos pelos pluviômetros do município mostraram que nos primeiros 15 dias deste mês de dezembro, choveu 269,2 milímetros, enquanto a média histórica para todo o mês é de 250 milímetros de chuva. "Esses dados mostram que estamos passando por um período atípico que exige muita atenção”, comentou o engenheiro civil da Secretaria de Obras Lucas Santana.
O secretário Luciano Piovesan abordou a questão dos movimentos de massa (deslizamentos de terra) que ocorrem na zona urbana, que são fruto da ocupação desordenada das áreas amorradas, muitas vezes sem o acompanhamento técnico das construções. “Geralmente os problemas são gerados a partir da execução de cortes inadequados em barrancos, causando instabilidade e consequentes deslizamentos”, enfatizou o secretário, informando a seguir que neste mês de dezembro a Defesa Civil atendeu mais de 80 ocorrências de deslizamentos. Luciano disse que a Fiscalização Municipal, em parceria entre o Iplam (Instituto do Planejamento Municipal) e a Secretaria de Fazenda vem atuando para identificar, notificar e autuar esses empreendimentos irregulares.
Sugestões acatadas
Com base em sugestões de complemento ao Plano de Contingência feitas pelos técnicos presentes, incluindo ações de prevenção a médio e longo prazo, decidiu-se que a Prefeitura, através da Defesa Civil e Secretaria de Educação, trabalhará a partir do próximo ano na elaboração e execução de um projeto de conscientização nas escolas para formar consciência da importância das ações e atitude cidadã das famílias no contexto da prevenção.
Outra sugestão acatada pela Secretaria de Governo e Defesa Civil partiu dos representantes do Exército Brasileiro na reunião. Trata-se da inserção dos atiradores formados no Tiro de Guerra 04-027 no trabalho de monitoramento das áreas de risco possível e no trabalho voluntário em situações de emergência. Para isso, eles precisarão passar por um treinamento a ser realizado pela Defesa Civil.
A Secretaria de Governo decidiu que irá contratar três estagiários formandos em engenharia civil da UFV para compor o corpo técnico da Defesa Civil. "Todas as áreas de risco já foram identificadas e todas elas demandam grandes investimentos de recursos. Com os projetos em mãos poderemos buscar recursos em outras esferas de governo", justificou Piovesan.
Participaram da reunião, além dos já citados, o 1º sargento Domingos Lemes da Silveira e o 1º sargento Reinaldo Vieira Luna, representando o do Tiro de Guerra 04-027; o soldado Matheus Castro e o sargento Daniel Rabelo, representantes do 3º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Viçosa; o professor André Luiz Lopes Faria, representando o Departamento de Geografia da UFV. Da Prefeitura Municipal, participaram Cíntia Miranda e Antônio Elias, da Secretaria de Assistência Social; Luciano Baião, Michele Rozado e Lucas Santana, da Secretaria de Obras; Marcos Fialho, Erli Silva e Marcos Arlindo Pereira, da Secretaria de Agropecuária; Osny Magalhães e Arlindo Montanha, do Departamento de Trânsito; José Aparecido, secretário de Saúde; Melide Paoli, secretária de Educação; Eloísa Helena, secretária de Finanças; Alessandra Cassemiro, do Departamento de Fiscalização e Rodrigo Bicalho e Vicente Alvim, do Serviço Antônomo de Água e Esgoto (Saae).
Para acionar a Defesa Civil
A Defesa Civil é o órgão da Prefeitura Municipal de Viçosa responsável pelo atendimento à população no caso de quaisquer ocorrências ocasionadas pelas chuvas. O órgão pode ser acionado pelos telefones 199, (31) 3891-6035 e (31) 99636-9104 (plantão).
Comentários (0)
Comentários do Facebook