Aulas da rede pública de Viçosa começam na segunda, 27

Maioria das escolas viçosenses terá que fazer revezamento de alunos, mesmo após o Governo do Estado ter reduzido o distanciamento mínimo de 1,5 m para 0,90 m entre as carteiras

Aulas da rede pública de Viçosa começam na segunda, 27

Alunos das 8 escolas da Rede Estadual e das 20 da Rede Municipal de Ensino de Viçosa finalmente voltarão às salas de aula na próxima segunda-feira, 27. Algumas escolas iniciam com todas as turmas, outras, só com as de Educação Infantil. A Secretaria Municipal de Educação deixou livre para escola decidir, junto com os pais e de acordo com a realidade local, os detalhes sobre a nova fase.

Em ambas as redes, haverá revezamento de alunos em sala, exceto em caso de turmas pequenas, onde o distanciamento pode ser cumprido mesmo com a turma completa em sala. O revezamento será necessário poiso protocolo estadual, que é seguido pela Prefeitura de Viçosa, prevê distanciamento mínimo de 90 cm entre as carteiras dos alunos e 50% de ocupação da capacidade da sala.

Nas escolas municipais, o distanciamento será maior, já que a Secretaria Municipal de Educação (SME) preferiu não alterar a organização das escolas após atualização do documento estadual. De acordo com a secretária Marli Franco, as escolas já estavam adaptadas com base no protocolo municipal, que seguia o protocolo estadual anterior, que previa distanciamento de 1,5 m entre os alunos.

Ainda segundo a secretária Marli Franco, existe a possibilidade de o protocolo ser atualizado ao longo das próximas semanas e o revezamento não ser maisnecessário em turmas de algumas escolas: “precisamos observar o cumprimento das regras atuais, o comportamento dos alunos, e também os dados epidemiológicos. Esses critérios serão considerados para qualquer mudança no protocolo municipal”, considerou a secretária.

O Folha da Mata questionou a SME sobre a adesão dos pais ao retorno presencial, que é optativo, e a secretária Marli respondeu que um levantamento está sendo feito junto às escolas, mas adiantou que a adesão está satisfatória: “as famílias dos nossos alunos viram que, um mês após o retorno da rede particular, não tivemos alterações epidemiológicas em relação à Covid-19 em nosso município. E também temos o avanço da vacinação, que agora contempla adolescentes. Os pais estão mais confiantes em deixar seus filhos frequentarem os ambientes escolares”, avaliou Marli.

As listas dos alunos que vão assistir aula em sala e dos que vão fazer atividades remotas em casa, na primeira semana do retorno, está sendo divulgada por cada escola, que faz a comunicação direta com as famílias.