Aeroporto da Zona da Mata bate recorde de movimentação de passageiros e de cargas
Nos nove primeiros meses de 2023 foram registrados mais de 164 mil usuários em voos regulares e 205 toneladas de cargas transportadas
O Aeroporto Presidente Itamar Franco (SBZM), também conhecido como Aeroporto Regional da Zona da Mata (ARZM), localizado entre os municípios de Rio Novo e Goianá, na Zona da Mata mineira, tem registrado, em 2023, números inéditos na movimentação de passageiros e de cargas.
O último mês de julho contou com 22.321 viajantes, o maior número de passageiros atendidos em voos regulares ao longo dos 12 anos de história do aeroporto. De janeiro a setembro deste ano, 164.171 pessoas embarcaram ou desembarcaram no terminal, enquanto o transporte de cargas atingiu a marca de 205 toneladas.
Para efeito de comparação, os números de 2023 já superam em mais de dez vezes a movimentação de passageiros de todo o ano de 2011, quando o aeroporto iniciou as operações. Naquele ano, foram apenas 18.179 pessoas que embarcaram e desembarcaram no aeroporto.
Considerada a principal opção de transporte aéreo para atendimento a Juiz de Fora e toda a região da Zona da Mata, o aeroporto opera voos regulares para Viracopos (SP), Confins (MG), Congonhas (SP) e Guarulhos (SP).
Cargas
Resultados positivos também foram registrados pelos números crescentes na movimentação cargueira. Nos nove primeiros meses deste ano, o total de carga transportada que passou pelo aeroporto soma cerca de 205 toneladas.
Setembro de 2023 se consolida como o mês de maior movimentação ao longo da história do aeroporto, com pouco mais de 38 toneladas, considerando as categorias nacionais e importadas.
Desde março de 2019, o aeroporto tem autorização da Receita Federal para realizar o controle alfandegário nas dependências do terminal.
Com a medida, os trâmites de liberação, armazenamento, embarque e desembarque de mercadorias, especialmente as internacionais, serão agilizados, potencializando a vocação do aeroporto na operação de envio e recebimento de diversos produtos, desde eletrônicos, vestuário, medicamentos e até itens refrigerados.
Fonte: Agência Minas
Comentários (0)
Comentários do Facebook