Viçosa vai receber 7 ventiladores mecânicos do Governo de MG

Equipamentos foram doados pela Fiemg. Ao todo, são 100 máquinas distribuídas para municípios mineiros

Viçosa vai receber 7 ventiladores mecânicos do Governo de MG

O município de Viçosa receberá 7 ventiladores mecânicos para serem instalados nos novos leitos de UTI criados para ampliar a capacidade de atendimento hospitalar aos casos mais graves de Covid-19. Os equipamentos foram doados pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg).

Ao todo, serão 100 ventiladores mecânicos, que serão distribuídos nas unidades de Saúde espalhadas em todas as macrorregiões do estado. Belo Horizonte e Betim receberão 20 ventiladores cada. Juiz de Fora, na Zona da Mata, receberá 15 equipamentos. Já as cidades de Montes Claros e Timóteo ficarão com 10 ventiladores cada uma.

Viçosa receberá 7 equipamentos, seguida por Ponte Nova (6), São Lourenço (5), Paracatu (4) e São João del-Rei (3). O critério técnico utilizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) foi a identificação de hospitais com capacidade de abertura imediata de leitos de UTI.

O Governador Romeu Zema (Novo), recebeu os aparelhos do presidente da federação, Flávio Roscoe, e disse que esse é um esforço para tentar amenizar a situação dos hospitais no estado: “sabemos que a solução definitiva é a vacinação em massa, mas o governo fará o necessário para salvar vidas. Essa é a nossa grande prioridade”, afirmou Zema.

Flávio Roscoe lembrou que a mobilização da indústria mineira transformou a Fiemg na maior doadora de respiradores do país. “Além disso, a entidade doou 180 leitos de UTI para diversos hospitais do nosso estado, que já estão em pleno funcionamento”, explicou.

“O setor produtivo está fazendo tudo que está a seu alcance para mitigar os efeitos da pandemia. A Fiemg também está trabalhando na frente da vacina, ajudaremos no fornecimento de oxigênio e, desde o início, entregamos jalecos, máscaras e álcool em gel”, disse.

gil-leonardi-11Flavio Roscoe (Fiemg) e Romeu Zema em cerimônia de entrega dos 100 ventiladores mecânicos (Gil Leonardi/Agência Minas)