Viçosa tem mais de 800 profissionais de saúde na lista de espera da vacina da Covid
Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais aprovou a solicitação de doses adicionais para os profissionais de saúde, realizada por mais de 300 cidades, inclusive Viçosa
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Deliberação CIB-SUS/MG nº 3.399, aprovou a solicitação de doses adicionais de vacinas contra a Covid-19 para os trabalhadores de Saúde. A demanda foi solicitada por 300 municípios.
A Prefeitura de Viçosa confirmou que está entre as cidades solicitantes e informou que, para solicitar as novas doses, foi realizado um levantamento, de acordo com a deliberação, “a partir de atualizações do CNES, de buscas ativas locais, das novas contratações de trabalhadores de saúde, da identificação de contingente de estudantes da área de saúde em estágio no serviço de saúde, dos cadastros municipais dos trabalhadores não atendidos com conseguinte do funcionamento dos serviços de saúde neste momento de pandemia contra o coronavírus”.
Todos os 300 gestores municipais responderam ainda ao formulário “Levantamento de quantitativo de trabalhadores de saúde para vacinação contra a Covid-19”. Foi verificada a necessidade de que sejam repassadas mais 569.066 doses (D1+D2) para cobrir o esquema vacinal dos trabalhadores de saúde no estado. Anteriormente, o Governo de Minas havia verificado a necessidade de vacinar 669.490 pessoas, porém, houve aumento de 42,5% sobre este número inicial.
Em Viçosa, o envio das informações foi possível graças ao cadastro de trabalhadores de saúde, disponibilizado pelo setor de Atenção Primária em Imunizações desde o dia 26 de janeiro. O cadastro conta com 3.455 profissionais inscritos, sendo que 2.626 já receberam a 1ª dose e 1.831 as duas doses.
Desde o dia 27 de abril, das 8 às 11 horas, a equipe da UBS Central (antiga Policlínica) realiza a aplicação de segunda doses em profissionais de saúde que foram vacinados contra a Covid-19 com o imunológico AstraZeneca/Fiocruz.
Apesar da Deliberação CIB-SUS/MG nº 3.399, ainda não há previsão de quando as doses serão enviadas para Viçosa e os demais municípios. A Prefeitura reforçou, em nota, que os repasses já realizados vêm com doses direcionadas para um determinado público-alvo e o município não possui autonomia para redirecionar as vacinas para outro grupo.
Comentários (0)
Comentários do Facebook