Viçosa será sede do Governo de Minas

Evento está programado para o próximo dia 11 de maio e contará com a presença do governador Fernando Pimentel que, na ocasião, poderá inaugurar a Delegacia Regional de Polícia Civil de Viçosa

Viçosa será sede do Governo de Minas

Viçosa será sede do Governo de Minas no próximo dia 11 de maio. É o que anunciou a assessoria de comunicação do Governo do Estado.
No dia 4 de maio, tem início a nova fase dos Fóruns Regionais, chamada “Governo Presente”, que reforça a política de regionalização implantada pelo governo estadual.
Nesta etapa, a proposta é transferir a sede do Governo para os territórios, com a previsão da presença do governador e secretários de Estado em agendas específicas com prefeitos, vereadores e representantes da sociedade civil.
Segundo o secretário Wadson Ribeiro, da Secretaria Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif), a proposta desta etapa é reafirmar a aproximação do Governo de Minas Gerais com a população do interior, com os gestores públicos dos municípios, assim como estreitar o vínculo entre a administração central e os órgãos estaduais na região.
Estão sendo programados eventos semanais para cada um dos 17 territórios de desenvolvimento, envolvendo todos os órgãos do Governo, que vão apresentar e disponibilizar serviços aos gestores públicos e à população, além de mostrar suas ações e resultados.
Ituiutaba, no Triângulo mineiro será a primeira das 17 cidades que receberá a sede do Governo de Minas.
O segundo território a receber essa fase do programa é o Território Caparaó e o encontro será em Viçosa, no dia 11 de maio. Entre os despachos programados na primeira visita de Fernando Pimentel a Viçosa, como governador, está a inauguração da Delegacia Regional de Polícia Civil. A assessoria de comunicação do Governo do Estado não confirmou a presença de Fernando Pimentel em Viçosa, mas representantes da comitiva do governador já estiveram em Viçosa para organizar a programação, que deverá se estender das 9 às 15 horas da tarde. Entre os locais aventados, está a nova sede da Prefeitura de Viçosa e o Centro Educacional, que fica próximo dela.

Designações ainda não foram feitas
Segundo a assessoria de Thiago Cota, o projeto arquitetônico de ampliação das instalações da DP de Viçosa já foi aprovado pela direção da Polícia Civil de Belo Horizonte e um profissional já foi encaminhado à cidade para vistoriar as atuais condições do prédio, que além da ampliação, deverá passar por pequena reforma.
O governo do estado informou que os profissionais necessários para a elevação da delegacia de Viçosa à condição de regional já estão sendo realocados e que “garante que a delegacia regional de Viçosa irá funcionar com o número suficiente de delegados, escrivães e investigadores”, mas não revelou o número desses profissionais que serão designados para a cidade.
A preocupação é de que aconteça em Viçosa o que já ocorreu no caso dos plantões na DP, quando, há aproximadamente três anos a chefia de Polícia Civil tentou implantar em Viçosa o regime de plantões, mas a medida acabou não dando certo por falta de efetivo. Naquela época, Viçosa contava com a atuação de cinco delegados e outros dois foram designados para cá, e mesmo assim, as folgas de plantão fizeram com que o atendimento em horário de expediente ficasse prejudicado por falta de efetivo e os plantões foram interrompidos já na segunda semana de funcionamento.
A delegacia regional de Viçosa deverá atender as cidades de Pedra do Anta, Cajuri, Coimbra, São Miguel do Anta, Canaã, Paula Cândido, além de Teixeiras, Ervália e Araponga (estas duas últimas possuem delegacias locais, mas Teixeiras está sem delegado há mais de ano).
O quadro atual de servidores conta com quatro delegados em Viçosa e mais um em Ervália. Entendidos garantem que é necessária a designação de pelo menos outros quatro delegados, contando já com o de Teixeiras. Número igual de escrivães e pelo menos oito investigadores também são necessários.
Sem falar na reativação do PPI (Posto de Perícias Integradas), onde funciona também o IML (Instituto Médico Legal). Este setor da delegacia hoje conta com a atuação de apenas um médico legista e de nenhum perito. Para o perfeito funcionamento deste setor, deverão ser designados pelo menos quatro peritos e três médicos legistas.
Outro ponto é a retirada dos profissionais do quadro de plantões da Delegacia Regional de Ubá, que poderá comprometer a prestação de serviço nas unidades subordinadas àquela delegacia.

Programação extensa
Mais de 40 órgãos do Estado vão participar da programação que será levada aos territórios pelos Fóruns Regionais. Serão montados estandes onde as instituições, fundações, empresas públicas e secretarias vão disponibilizar serviços aos prefeitos, aos cidadãos e a segmentos diversos, como produtores rurais e micro e pequenos empreendedores.
No mesmo local, serão informadas as entregas já realizadas pelo Estado, a exposição dos projetos e as políticas públicas em andamento.
Também vão acontecer palestras e workshops para a comunidade em geral, agricultores, movimentos sociais e gestores públicos. A programação inclui ainda a feira dos empreendedores da economia popular solidária e da agricultura familiar, além de atividades culturais.
Paralelamente, estão previstas agendas dos Fóruns Regionais com os secretários de Estado, que estarão presentes nos eventos com os colegiados executivos, parlamentares, prefeitos e vereadores.