Viçosa sedia etapa do Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência nesta sexta-feira
Viçosa está sediando mais uma etapa regional do Fórum Técnico “Minas Gerais pela Ciência – Por um desenvolvimento inclusivo e sustentável”, organizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O evento, que ocorre nesta sexta-feira (30), foi iniciado às 9 horas no Auditório do Departamento de Agronomia da UFV e se estenderá até o final da tarde.
A abertura do fórum contou com uma mesa de autoridades, incluindo o reitor da UFV, Demetrius David da Silva, e os deputados estaduais Beatriz Cerqueira (PT) e Roberto Andrade (Avante). O encontro tem como objetivo principal contribuir para a elaboração de um Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, discutindo propostas que visem ao desenvolvimento socioeconômico de Minas Gerais.
Após a abertura, às 10 horas, foram iniciadas palestras com foco na importância da construção desse plano estadual e no cenário atual, destacando as potencialidades e desafios específicos da Zona da Mata. Entre os palestrantes, estão Adriana Ferreira de Faria, diretora do Parque Tecnológico da UFV, e Raul Narciso Carvalho Guedes, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da instituição.
No decorrer do dia, os participantes serão organizados em grupos de trabalho para debater e formular propostas voltadas para o desenvolvimento inclusivo e sustentável do Estado. As sugestões aprovadas durante o encontro serão priorizadas e apresentadas na etapa final do fórum técnico, que ocorrerá em Belo Horizonte, de 25 a 27 de novembro. Além disso, os representantes regionais eleitos em Viçosa participarão dessa fase conclusiva.
Este evento faz parte de uma série de sete encontros regionais planejados para ampliar o debate no âmbito do Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência. Paralelamente, está sendo realizada uma consulta pública para que todos os cidadãos possam contribuir com sugestões para o Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.
A deputada Beatriz Cerqueira, responsável pelo requerimento para a realização do evento, destacou a importância da parceria com diversas instituições de ensino e pesquisa. Segundo ela, o foco das discussões está em reduzir desigualdades sociais, de gênero e de raça, além de garantir a recuperação, conservação e proteção ambiental e a sustentabilidade.
Comentários (0)
Comentários do Facebook